PERFORMANCE COMO INTERVENÇÃO ARTE/EDUCATIVA NAS AULAS DE CIÊNCIAS EXATAS E DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i2.1891Resumo
Este estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa e de campo, realizada em duas escolas da rede pública em Aparecida de Goiânia em Goiás, entre os meses de outubro a novembro de 2014 e fevereiro a junho de 2015, com os alunos do ensino médio da 2ª série, alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O objetivo desta pesquisa foi analisar como a intervenção arte/educativa pautada em ferramentas pedagógicas - performance e tecnologia - podem fomentar aprendizagem significativa e promover aulas de ciências exatas e outras diferenciadas, criativas que estimulem e promovam a participação, o interesse do discente e ainda, a criticidade naquilo que estudam. Para alicerçar a referida investigação os teóricos estão pautados na Abordagem Triangular sistematizada pela arte/educadora Ana Mae Barbosa (1995), nos estudos de Fernanda Pereira da Cunha (2014), Paulo Freire (2006) e outros. Como parte dos resultados, a pesquisa revelou que a partir de intentos pedagógicos promovidos pelo professor, as aulas tomam outra roupagem, direcionando a uma nova representação na aprendizagem do alunado. E evidenciou como a arte promove a interdisciplinaridade, fomenta a aprendizagem ao considerar a realidade sociocultural do discente, ao articular atividades pautadas no ler, no fazer e no contextualizar.
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