PERFORMANCE COMO INTERVENÇÃO ARTE/EDUCATIVA NAS AULAS DE CIÊNCIAS EXATAS E DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Marcelo Miguel de Araújo
  • Iolene Mesquita Lobato

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i2.1891

Resumo

Este estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa e de campo,  realizada em duas escolas da rede pública em Aparecida de Goiânia em Goiás, entre os meses de outubro a novembro de 2014 e fevereiro a junho de 2015, com os alunos do ensino médio da 2ª série, alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental.  O objetivo desta pesquisa foi analisar como a intervenção arte/educativa pautada em ferramentas pedagógicas - performance  e tecnologia -  podem fomentar aprendizagem significativa e promover aulas de ciências exatas e outras diferenciadas, criativas que estimulem e promovam a participação, o interesse do discente e ainda, a criticidade naquilo que estudam. Para alicerçar a referida investigação os teóricos estão pautados na Abordagem Triangular sistematizada pela arte/educadora Ana Mae Barbosa (1995), nos estudos de Fernanda Pereira da Cunha (2014), Paulo Freire (2006) e outros. Como parte dos resultados, a pesquisa revelou que a partir de intentos pedagógicos promovidos pelo professor, as aulas tomam outra roupagem, direcionando a uma nova representação na aprendizagem do alunado. E evidenciou como a arte promove a interdisciplinaridade, fomenta a aprendizagem ao considerar a realidade sociocultural do discente, ao articular atividades pautadas no ler, no fazer e no contextualizar.

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Biografia do Autor

Marcelo Miguel de Araújo

Licenciado em Física e Pedagogia, professor pedagogo no ensino fundamental de 5º a 9º ano, na rede pública.

Iolene Mesquita Lobato

Graduada em Ciências Sociais, Mestre em Antropologia Social pela UFG. Estudiosa das temática educação integral e arte/educação.

Publicado

2024-09-09

Como Citar

Araújo, M. M. de ., & Lobato, I. M. . (2024). PERFORMANCE COMO INTERVENÇÃO ARTE/EDUCATIVA NAS AULAS DE CIÊNCIAS EXATAS E DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Missioneira, 26(2), 139-151. https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i2.1891

Edição

Seção

Artigos Científicos