A DISCIPLINA DE PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR IV E AS POTENCIALIDADES DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v22i1.187Palavras-chave:
Saberes. Formação inicial., Experimentos.Resumo
As feiras de ciências oportunizam as trocas de saberes, vivências e experiências entre alunos e professores. Diante disso, o presente artigo tem por objetivo relatar e analisar a importância das feiras de ciências, tanto para a formação inicial e continuada de professores, quanto para o ensino e aprendizagem dos alunos, atentando para o incentivo a pesquisa no campo das ciências. O trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Tupanciretã - RS com alunos do sexto ano do ensino fundamental. A feira de ciências é um projeto da disciplina de Prática enquanto Componente Curricular - PeCC IV - Feira de Ciências do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos. A metodologia para este estudo consiste em uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujo procedimento técnico adotado consiste em uma pesquisa-ação. Os encontros na escola foram uma vez na semana durante quatro meses. Foram 12 alunos que realizaram diferentes atividades de pesquisa. Pode-se dizer que ocorreu um momento de reflexão, orientação e participação durante os encontros, bem como no momento da feira. Foi possível observar a interação entre os alunos na elaboração das atividades, bem como o êxito na proposta da feira de ciências. Diante disso, pode-se dizer que as feiras de ciências são espaços de trocas de saberes, vivências e experiências, embasados na socialização de experimentos e materiais didáticos.
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