A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB A LENTE DOS DOCENTES

INVESTIGANDO CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

Autores

  • Robson de Cássio Santos Dourado Secretaria Municipal de Educação de Tanhaçu, Tanhaçu, BA, Brasil
  • Joyce Priscila Vitor dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Euclides da Cunha, BA, Brasil
  • Fábio Américo Reis Santos Secretaria Estadual de Educação da Bahia, BA, Brasil
  • Ivonete da Silva Pires Alves Secretaria Municipal de Educação de Tanhaçu, BA, Brasil
  • Antônio Amorim Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i2.1813

Resumo

O presente estudo trata sobre as concepções de professores sobre a EJA. Foi desenvolvido a partir da indagação: qual a concepção dos professores do Centro Educacional Suçuarana sobre a Educação de Jovens e Adultos? Assim, este artigo propõe investigar a compreensão que os professores tem sobre a Educação de Jovens e Adultos. Esse trabalho é sustentado pela abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos técnicos, essa é uma pesquisa de campo, utilizando a entrevista semiestrutura para coleta de informações. Foram seis professores os sujeitos da pesquisa, pertencentes ao Centro Educacional de Suçuarana, situado no Munícipio de Tanhaçu-Bahia. O estudo evidenciou que os professores trazem consigo a noção crítica relativo à importância da EJA, expondo sua vinculação para a cidadania, mundo do trabalho e processo de escolarização. Para além, expõem as características que devem levar em consideração para potencializar o ensino e aprendizagem na modalidade, além de reconhecer principalmente na evasão um aspecto que dificulta a aquisição de processos cognitivos na modalidade. Ademais, os colaboradores reconhecem que o currículo desenvolvido na EJA ainda não contempla o aspecto formativo do estudante jovem e adulto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson de Cássio Santos Dourado, Secretaria Municipal de Educação de Tanhaçu, Tanhaçu, BA, Brasil

Mestre em Educação de Jovens e Adultos/Licenciado em Ciências Biológicas.

Joyce Priscila Vitor dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Euclides da Cunha, BA, Brasil

Mestra em Zoologia- Ecologia e Conservação/Licenciada em Ciências Biológicas.

 

Fábio Américo Reis Santos, Secretaria Estadual de Educação da Bahia, BA, Brasil

Mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas /Licenciado em História.

 

Ivonete da Silva Pires Alves, Secretaria Municipal de Educação de Tanhaçu, BA, Brasil

Especialista em Africanidade e Cultura Afro no Brasil/ Licenciada em História.

 

Antônio Amorim, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Doutor em Psicologia/Licenciado em Pedagogia

 

Publicado

2024-07-26

Como Citar

Dourado, R. de C. S. ., Santos, J. P. V. dos . ., Santos, F. A. R. ., Alves, I. da S. P. ., & Amorim, A. . (2024). A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB A LENTE DOS DOCENTES: INVESTIGANDO CONCEPÇÕES E PRÁTICAS . Revista Missioneira, 26(2), 79-89. https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i2.1813

Edição

Seção

Artigos Científicos