A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB A LENTE DOS DOCENTES
INVESTIGANDO CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i2.1813Resumo
O presente estudo trata sobre as concepções de professores sobre a EJA. Foi desenvolvido a partir da indagação: qual a concepção dos professores do Centro Educacional Suçuarana sobre a Educação de Jovens e Adultos? Assim, este artigo propõe investigar a compreensão que os professores tem sobre a Educação de Jovens e Adultos. Esse trabalho é sustentado pela abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos técnicos, essa é uma pesquisa de campo, utilizando a entrevista semiestrutura para coleta de informações. Foram seis professores os sujeitos da pesquisa, pertencentes ao Centro Educacional de Suçuarana, situado no Munícipio de Tanhaçu-Bahia. O estudo evidenciou que os professores trazem consigo a noção crítica relativo à importância da EJA, expondo sua vinculação para a cidadania, mundo do trabalho e processo de escolarização. Para além, expõem as características que devem levar em consideração para potencializar o ensino e aprendizagem na modalidade, além de reconhecer principalmente na evasão um aspecto que dificulta a aquisição de processos cognitivos na modalidade. Ademais, os colaboradores reconhecem que o currículo desenvolvido na EJA ainda não contempla o aspecto formativo do estudante jovem e adulto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Robson de Cássio Santos Dourado, Joyce Priscila Vitor dos Santos, Fábio Américo Reis Santos, Ivonete da Silva Pires Alves, Antônio Amorim
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.