ESCOLARIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS (SCVZ)
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i2.1793Resumo
No início de 2015 uma epidemia do vírus Zika emergiu no Brasil, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, infectando mulheres grávidas. Atualmente compreendida como Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV), trata-se de um conjunto de anomalias congênitas, podendo incluir alterações visuais, auditivas e neuropsicomotoras em indivíduos expostos à infecção pelo vírus Zika durante a gestação. A assistência de crianças SCZV é direcionada conforme o tipo de anomalia e alterações no seu desenvolvimento, necessitando de ações intersetoriais que favoreçam o seu desenvolvimento, incluindo no campo da educação com vistas à sua escolarização na escola comum. Assim, este estudo buscou conhecer e analisar os processos de desenvolvimento e escolarização de crianças com a SCZV. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados da CAPES, Lilacs, PubMed e Scielo, tendo como recorte temporal produções entre 2017 e 2021. Foram obtidos cinco trabalhos que versam sobre a escolarização e o desenvolvimento de crianças com SCZV, indicando uma baixa produções sobre a temática, os quais revelam a importância de um trabalho conjunto das áreas social, da saúde e da educação para o desenvolvimento integral dessas crianças, além da necessidade de formação para os profissionais da educação adquirirem conhecimentos sobre as características e necessidades formativas desses alunos. Trata-se de um cenário ainda pouco explorado e que demanda de mais estudos que orientem o trabalho pedagógico com tais crianças na escola comum.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Rafael Soares Silva
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.