AUTORIDADE E LIBERDADE NA EDUCAÇÃO

REFLEXÕES SOBRE O OLHAR DE HANNAH ARENDT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i2.1763

Resumo

Este artigo investiga a relação entre autoridade e liberdade na educação, sob a perspectiva de Hannah Arendt, explorando como esses conceitos contribuem para sanar a crise educacional atual e possibilitam uma educação libertadora para crianças e adolescentes. A pesquisa, fundamentada na impotência de interpretações tradicionais de autoridade versus liberdade na sociedade contemporânea, busca, através de um estudo sistemático e dedutivo com levantamento bibliográfico, analisar as implicações desses conceitos na formação de sujeitos mais autônomos e desvinculados das amarras da sociedade capitalista. Os resultados apontam para a potencial transformação social através da educação fundamentada na liberdade, sugerindo que a prática educacional libertadora pode alterar significativamente o mundo. A conclusão destaca a importância de reestruturar os paradigmas educacionais para incorporar mais liberdade, visando formar indivíduos capazes de mudar seu contexto social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josuel de Souza Ferreira, Universidade Leonardo da Vinci, Coração de Maria, BA, Brasil

Formação em Filosofia, Sociologia, Pedagogia e Letras. Doutorado em andamento em Educação pela Faculdade de Pós-graduação da Universidade Leonardo da Vinci (ULDV). Mestrado em Educação pelo Departamento de Pós-graduação e Pesquisa da Logos University International (LUI). Licenciatura Interdisciplinar em andamento em Artes pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Publicado

2024-06-24

Como Citar

Ferreira, J. de S. . (2024). AUTORIDADE E LIBERDADE NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O OLHAR DE HANNAH ARENDT. Revista Missioneira, 26(2), 3-15. https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i2.1763

Edição

Seção

Artigos Científicos