ASCENSÃO DA MULHER NO MUNDO DO TRABALHO
VIVÊNCIAS DO ESTRESSE NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i1.1740Resumo
A ascensão profissional da mulher ainda é contida pela discriminação, assédio, desqualificação, e a sobrecarga de trabalho. Este artigo tem como objetivo estudar de que forma as vivências do estresse na contemporaneidade, implicam na ascensão da mulher no mundo do trabalho. Para tanto, a revisão bibliográfica foi adotada como método. Os textos foram selecionados por meio de buscas nas bases digitais Scielo, Pepsic, Bireme e Google Acadêmico a partir dos descritores: Mulheres no mundo do trabalho, psicossomática, estresse, qualidade de vida, gênero e trabalho. Além disso, foi realizada uma procura em livros pertinentes à área em questão. Como resultados, compreendeu-se que as mulheres pela dupla/tripla jornada adotam ritmos extremamente estressantes e cansativos de forma a interferir em sua qualidade de vida, levando em conta que as atividades domésticas são culturalmente destinadas às mulheres. O trabalho pode gerar ou aumentar o sofrimento e o adoecimento mental e psicossomático, através do estresse gerado, pela má condição de trabalho, pelo relacionamento difícil com a liderança e entre os próprios trabalhadores, também por insatisfação, falta de reconhecimento e por estar provando sua competência a todo momento laboral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Francisco Aramis Teixeira do Nascimento, Ricardo Lima Trindade, Maisa Cranque da Silva, Eder Gonçalves Caetano Filho
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.