EDUCAÇÃO INDÍGENA
OLHARES DAS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ESTUDANTES INDÍGENAS NAS SÉRIES INICIAIS NA ESCOLA MUNICIPAL UKAUMBUESARA WAKENAI ANAMAREHIT
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i1.1725Resumo
Este estudo analisa as relações entre práticas pedagógicas e o desempenho em leitura e escrita dos alunos do ciclo de alfabetização da escola Uka Umbuesara Wakenai Anamarehit localizada no Parque das tribos, uma escola que trabalha unicamente sua língua materna. Por meio de um acompanhamento, buscou-se verificar a hipótese, se os jovens indígenas da Reserva Parque das Tribos encontram várias dificuldades quanto à leitura e escrita. Então se presume que as metodologias exemplificadas em sala de aula não estão em consonância com as propostas curriculares Nacionais e nem tão pouco como os Paramentos Curriculares Nacionais. Os dados analisados foram coletados junto aos estudantes por meio de produções textuais, para avaliar o grau de conceituação da escrita a pesquisadora se embasou nos teóricos, (FERREIRA, 1995, p. 190-191) e (CRUZ; ALBUQUERQUE, 2011; OLIVEIRA, 2010). Foram também coletados dados junto ao professor da turma, por meio de registros do caderno de planejamento e das observações realizadas pela pesquisadora. Os resultados de escrita coletados evidenciaram que, os alunos indígenas apresentaram pouca evolução em relação à escrita, dados levantados com seis alunos indígenas; o desempenho no teste de leitura foi compatível com o nível de escrita encontrado, revelando uma inter-relação entre as hipóteses de leitura e escrita e as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Carmelita Pimentel Libório
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.