EDUCAÇÃO INDÍGENA

OLHARES DAS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ESTUDANTES INDÍGENAS NAS SÉRIES INICIAIS NA ESCOLA MUNICIPAL UKAUMBUESARA WAKENAI ANAMAREHIT

Autores

  • Carmelita Pimentel Libório Universidad de La Integración de Las Américas, Asunción, Paraguai

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i1.1725

Resumo

Este estudo analisa as relações entre práticas pedagógicas e o desempenho em leitura e escrita dos alunos do ciclo de alfabetização da escola Uka Umbuesara Wakenai Anamarehit localizada no Parque das tribos, uma escola que trabalha unicamente sua língua materna. Por meio de um acompanhamento, buscou-se verificar a hipótese, se os jovens indígenas da Reserva Parque das Tribos encontram várias dificuldades quanto à leitura e escrita. Então se presume que as metodologias exemplificadas em sala de aula não estão em consonância com as propostas curriculares Nacionais e nem tão pouco como os Paramentos Curriculares Nacionais. Os dados analisados foram coletados junto aos estudantes por meio de produções textuais, para avaliar o grau de conceituação da escrita a pesquisadora se embasou nos teóricos, (FERREIRA, 1995, p. 190-191) e (CRUZ; ALBUQUERQUE, 2011; OLIVEIRA, 2010). Foram também coletados dados junto ao professor da turma, por meio de registros do caderno de planejamento e das observações realizadas pela pesquisadora. Os resultados de escrita coletados evidenciaram que, os alunos indígenas apresentaram pouca evolução em relação à escrita, dados levantados com seis alunos indígenas; o desempenho no teste de leitura foi compatível com o nível de escrita encontrado, revelando uma inter-relação entre as hipóteses de leitura e escrita e as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmelita Pimentel Libório, Universidad de La Integración de Las Américas, Asunción, Paraguai

Professora Graduada em língua portuguesa, Mestra em Ciência da Educação pela Universidad de La Integración de Las Américas – UNIDA/PY.

Publicado

2024-06-06

Como Citar

Libório, C. P. . (2024). EDUCAÇÃO INDÍGENA: OLHARES DAS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ESTUDANTES INDÍGENAS NAS SÉRIES INICIAIS NA ESCOLA MUNICIPAL UKAUMBUESARA WAKENAI ANAMAREHIT. Revista Missioneira, 26(1), 69-82. https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i1.1725

Edição

Seção

Artigos Científicos