A INVISIBILIDADE DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA DOS PRESOS PROVISÓRIOS NO DIREITO AO VOTO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i1.1693

Palavras-chave:

Direito de voto., Participação democrática, Efetividade, Preso provisório, Invisibilidade

Resumo

Este artigo analisa, por meio de revisão bibliográfica e documental, o direito de voto dos presos provisórios no Brasil, investigando os desafios legais, éticos, sociais e práticos que dificultam sua efetivação. Destaca a importância deste direito como pilar da democracia e evidencia que, apesar de ser um direito constitucional, a participação eleitoral deste grupo é frequentemente ignorada. Embora a legislação brasileira preveja a suspensão dos direitos políticos apenas em caso de condenação criminal definitiva, o baixo nível de participação eleitoral entre os presos provisórios revela desafios como a falta de acesso à informação e de inclusão no processo eleitoral. Diante dessa realidade, é necessário explorar perspectivas que garantam a participação democrática dessas pessoas e assegurem a efetividade deste direito fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Dias de Sousa, Universidade Estadual do Tocantins, Paraíso do Tocantins, TO, Brasil

Graduando em Direito pela Universidade Estadual do Tocantins - Unitins.

Fabian Serejo Santana, Universidade Estadual do Tocantins, Palmas, TO, Brasil

Mestre em Programa de Pós-gradução Ciências do Ambiente pelo PPGCiamb da Universidade Federal do Tocantins e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Federal do Tocantins.

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Sousa, F. D. de ., & Santana, F. S. . (2024). A INVISIBILIDADE DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA DOS PRESOS PROVISÓRIOS NO DIREITO AO VOTO NO BRASIL. Revista Missioneira, 26(1), 43-56. https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i1.1693

Edição

Seção

Artigos Científicos