DIVERSIDADE: O SER HUMANO SE CONSTRÓI NAS DIFERENÇAS

Autores

  • Tereza Borges de Jesus Rodrigues Docente no Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo Trindade, Goiás, Brasil
  • Saymon Ferraz Cardoso Docente na Unialfa, Goiânia, Goiás, Brasil
  • Marilene de Macedo e Silva Docente no Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo Trindade, Goiás, Brasil
  • José Leonardo Santana de Souza Diretor do Colégio Igor Xavier, Trindade, Goiás, Brasil
  • Fernanda Damasceno Silva Coordenadora pedagógica na rede privada de Trindade, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i1.1585

Resumo

O projeto, Diversidade: o ser humano se constrói nas diferenças, implantado em 2023 no Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo e Igor Xavier Centro Educacional situadas no município de Trindade Goiás, apresenta como objetivo: Refletir a construção da identidade dentro da diversidade com estudantes da  Educação Especial Jovens e Adultos e  oitavo ano do Ensino Fundamental. A proposta surgiu a partir do diálogo entre a professora Tereza e o diretor José Leonardo no qual o mesmo abordava o desejo de inserir no currículo do 8° ano,  a temática diversidade para que o ensino e aprendizagem, ultrapassassem o campo do conhecimento científico, contemplando valores relevantes na formação da cidadania em busca de uma sociedade mais justa, humana e igualitária. Na mesma ocasião, foi solicitado pelo aluno Gilmar, da escola São Vicente de Paulo, o desejo de ministrar palestras nas escolas, desmistificando preconceitos e discriminação referente às pessoas com deficiências. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tereza Borges de Jesus Rodrigues, Docente no Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo Trindade, Goiás, Brasil

Graduada em Educação Física (UEG), Especialização em Educação Fisica Escolar (UEG), Educação Inclusiva e Psicopedagogia (Colégio e Faculdade Aphonsiano). Mestre em Educação Inclusiva (UDS) Paraguai. Professora no Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo Trindade GO.

Saymon Ferraz Cardoso, Docente na Unialfa, Goiânia, Goiás, Brasil

Graduado em Psicologia pela UNINORTE – AC e especialista em Neuropsicologia (PUC GO). Atua no Hospital Vila São José Cottolengo na função de diretor técnico e professor universitário (Unialfa-Goiânia).

Marilene de Macedo e Silva, Docente no Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo Trindade, Goiás, Brasil

Graduação em Pedagogia - FEA, Especialsita em Planejamento Educacional - UNIVERSO, Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual - Centro Universitário Celso Lisboa. Professora SEDUC/GO - Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo - Trindade/ GO.

José Leonardo Santana de Souza, Diretor do Colégio Igor Xavier, Trindade, Goiás, Brasil

Graduado em História (UFG), especialista em História cultural( UFG), especialista em didática e Gestão educacional (IPOG), especialista em Liderança e Gestão Empresarial (IPOG), sócio-fundador e diretor do Colégio Igor Xavier( Trindade-GO).

Fernanda Damasceno Silva, Coordenadora pedagógica na rede privada de Trindade, Goiás, Brasil

Graduada em pedagogia (PUC - GO), pós-graduada em psicopedagogia e gestão escolar ( FACULDADE PADRÃO- GO), graduanda em Psicologia Organizacional ( UNIP- Trindade). Coordenadora pedagógica na rede privada Trindade GO. 

Publicado

2024-03-16

Como Citar

Rodrigues, T. B. de J., Cardoso, S. F., Silva, M. de M. e, Souza, J. L. S. de, & Silva, F. D. (2024). DIVERSIDADE: O SER HUMANO SE CONSTRÓI NAS DIFERENÇAS. Revista Missioneira, 26(1), 23-32. https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i1.1585

Edição

Seção

Artigos Científicos