PESQUISA E FORMAÇÃO HUMANA
CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA E INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.1584Resumo
O presente artigo visa a uma breve compreensão histórica da pesquisa acadêmica e da formação de pesquisadores sobre pontos relevantes junto a perspectivas de construção que levem o pesquisador a assumir atitudes coerentes quanto ao campo social relacionado à qualidade e à relevância da pesquisa educacional. Destarte, a construção do manuscrito se deu a partir do diálogo com três pesquisadores: Remi Castioni (2016), com o artigo “Formação de pesquisadores em educação no Brasil, o papel das agências e a educação básica”; Bernardete A. Gatti, (2006), com o artigo “Pesquisar em educação: considerações sobre alguns pontos-chave”; e, por último, o texto de Marli André (2001), “Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade”. Ademais, refletir sobre a pesquisa acadêmica no Brasil nos remete a repensar questões da área educacional a serem pesquisadas neste cenário de transformações políticas e sociais. Devem ser considerados os desafios e as oportunidades para a realização de pesquisas em educação, bem como a formação do pesquisador e sua relação com a educação básica, tendo em vista o contexto do desenvolvimento acadêmico, sobretudo compreendendo a importância das ciências humanas e a qualidade das pesquisas realizadas, considerando sua contribuição na formação das pessoas nos âmbitos individual e social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Jenerton Arlan Schütz, Augusto Kessai Agostinho Chicava, Marcos de Moraes Sousa, Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso, Fábio César Junges
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.