PESQUISA E FORMAÇÃO HUMANA

CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA E INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.1584

Resumo

O presente artigo visa a uma breve compreensão histórica da pesquisa acadêmica e da formação de pesquisadores sobre pontos relevantes junto a perspectivas de construção que levem o pesquisador a assumir atitudes coerentes quanto ao campo social relacionado à qualidade e à relevância da pesquisa educacional. Destarte, a construção do manuscrito se deu a partir do diálogo com três pesquisadores: Remi Castioni (2016), com o artigo “Formação de pesquisadores em educação no Brasil, o papel das agências e a educação básica”; Bernardete A. Gatti, (2006), com o artigo “Pesquisar em educação: considerações sobre alguns pontos-chave”; e, por último, o texto de Marli André (2001), “Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade”. Ademais, refletir sobre a pesquisa acadêmica no Brasil nos remete a repensar questões da área educacional a serem pesquisadas neste cenário de transformações políticas e sociais. Devem ser considerados os desafios e as oportunidades para a realização de pesquisas em educação, bem como a formação do pesquisador e sua relação com a educação básica, tendo em vista o contexto do desenvolvimento acadêmico, sobretudo compreendendo a importância das ciências humanas e a qualidade das pesquisas realizadas, considerando sua contribuição na formação das pessoas nos âmbitos individual e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jenerton Arlan Schütz, Instituto Federal Goiano, Ceres, GO, Brasil

Doutor em Educação nas Ciências (Unijuí). Professor Visitante no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Goiano.

Augusto Kessai Agostinho Chicava, Universidade São Tomás de Moçambique, Moçambique

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professor efetivo do Magisterio Superior na Universidade São Tomás de Moçambique. Pesquisador na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no Grupo de Pesquisa Educacão e Filosofia e Sociedade (GPEFS) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marcos de Moraes Sousa, Instituto Federal Goiano, Ceres, GO, Brasil

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) (2015).  Atualmente é professor de Ensino Técnico e Técnológico do Instituto Federal Goiano Campus Ceres e professor permanente credenciado no Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Federal de Goiás - PPGADM/UFG e no ProfEPT do Instituto Federal Goiano. 

Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso, Instituto Federal Goiano, Ceres, GO, Brasil

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília - UNB / Universidad Jaume I - UJI - Espanha. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Docente permanente credenciado junto ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT.

Fábio César Junges, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Doutor em Teologia pela Faculdades EST. Docente na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Docente na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Docente na Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Publicado

2024-02-27

Como Citar

Schütz, J. A., Chicava, A. K. A., Sousa, M. de M., Cardoso, F. M. C. B., & Junges, F. C. (2024). PESQUISA E FORMAÇÃO HUMANA: CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA E INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL. Revista Missioneira, 25(2), 155-161. https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.1584

Edição

Seção

Artigos Científicos