DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DE JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I (1° AO 5° ANO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i1.1578

Resumo

O presente artigo objetiva examinar os desafios e perspectivas na utilização de jogos matemáticos no Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano). A metodologia utilizada incluiu revisão de literatura para contextualizar o uso de jogos matemáticos e uma análise crítica dos desafios que os educadores enfrentam na implementação desta prática. Além disso, foi considerada uma perspectiva positiva, identificando potenciais benefícios como maior envolvimento dos alunos, desenvolvimento de habilidades sociais e aplicação prática de conceitos matemáticos. Os resultados mostram que a implementação de jogos matemáticos apresenta desafios significativos, incluindo a adaptação ao currículo, a gestão eficaz do tempo e a adaptação aos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos. No entanto, o feedback positivo sugere que esta abordagem pode ser uma ferramenta valiosa para mudar a percepção dos alunos sobre a matemática e promover uma aprendizagem mais interessante e significativa. A conclusão destaca a necessidade de uma abordagem estratégica e adaptativa para superar os desafios identificados. A implementação bem-sucedida de jogos matemáticos requer não apenas a compreensão e o apoio dos educadores, mas também uma mudança cultural nas instituições educacionais para adotarem práticas inovadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jenerton Arlan Schütz, Instituto Federal Goiano, Ceres, GO, Brasil

Doutor em Educação nas Ciências (Unijuí). Professor Visitante no Mestrado ProfEPT do Instituto Federal Goiano.

Edinaldo Enoque da Silva Junior, Secretaria do Estado de Educação de Santa Catarina, SC, Brasil

Doutorando em Educação (UNADES). Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Graduado em História e especialista em Ciências Sociais (UNOESC). É professor na Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina.

Publicado

2024-02-21

Como Citar

Schütz, J. A., & Silva Junior, E. E. da . (2024). DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DE JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I (1° AO 5° ANO). Revista Missioneira, 26(1), 3-12. https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i1.1578

Edição

Seção

Artigos Científicos