LETRAMENTO ESTATÍSTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA MODALIDADE EAD

Autores

  • Michel da Costa Universidade Metropolitana de Santos, Santos, SP, Brasil
  • Eliane Loureiro de Oliveira Universidade Metropolitana de Santos, Santos, SP, Brasil
  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, PB, Brasil
  • Maria Elisabette Brisola Brito Prado Universidade Anhanguera de São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.1533

Palavras-chave:

Letramento Estatístico, Formação de Professores, Ensino de Estatística, Educação Estatística

Resumo

A presente pesquisa buscou compreender quais os conhecimentos ampliados em relação ao Letramento Estatístico, utilizado como cenário da formação de um curso para docentes, realizado nas dependências de uma Instituição de Ensino Superior, localizada no Estado do Paraná. O curso foi oferecido na modalidade híbrida, onde os professores cursistas tinham parte do curso desenvolvido presencialmente e as demais realizadas com uso de ambiente virtual de aprendizagem. Participaram desta investigação 284 docentes, distribuídos em seis turmas. Para a coleta de dados foram utilizados registros recolhidos em encontros presenciais, gravações em áudio e vídeo, bem com a análise de portfólios, tarefas e demais atividades formativas no ambiente virtual. A pesquisa teve como referenciais teóricos Zeichner e Shulman, com o objetivo de analisar aspectos da formação de professores reflexivos e níveis do conhecimento necessários ao professor, respectivamente. A investigação desvelou que a formação proporcionou reflexão e novas ampliações dos conhecimentos iniciais dos participantes acerca do letramento estatístico, no que se refere ao objeto matemática, bem como nos níveis de conhecimentos relacionados ao conhecimento didático do conteúdo.

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Biografia do Autor

Michel da Costa , Universidade Metropolitana de Santos, Santos, SP, Brasil

Professor da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN).

Eliane Loureiro de Oliveira, Universidade Metropolitana de Santos, Santos, SP, Brasil

Professora Adjunta, Prefeitura Municipal de Santos. Mestranda em Práticas Docentes no Ensino Fundamental. Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil. 

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, PB, Brasil

Servidor Público do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Doutorando em Ciências da Educação (UNADES), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Universidade Anhanguera de São Paulo, SP, Brasil

Docente da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN). Doutorado em Educação (PUC/SP). 

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Costa , M. da, Oliveira, E. L. de, Guerra, A. de L. e R., & Prado, M. E. B. B. (2023). LETRAMENTO ESTATÍSTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA MODALIDADE EAD. Revista Missioneira, 25(2), 135-153. https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.1533

Edição

Seção

Artigos Científicos