LETRAMENTO ESTATÍSTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA MODALIDADE EAD
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.1533Palavras-chave:
Letramento Estatístico, Formação de Professores, Ensino de Estatística, Educação EstatísticaResumo
A presente pesquisa buscou compreender quais os conhecimentos ampliados em relação ao Letramento Estatístico, utilizado como cenário da formação de um curso para docentes, realizado nas dependências de uma Instituição de Ensino Superior, localizada no Estado do Paraná. O curso foi oferecido na modalidade híbrida, onde os professores cursistas tinham parte do curso desenvolvido presencialmente e as demais realizadas com uso de ambiente virtual de aprendizagem. Participaram desta investigação 284 docentes, distribuídos em seis turmas. Para a coleta de dados foram utilizados registros recolhidos em encontros presenciais, gravações em áudio e vídeo, bem com a análise de portfólios, tarefas e demais atividades formativas no ambiente virtual. A pesquisa teve como referenciais teóricos Zeichner e Shulman, com o objetivo de analisar aspectos da formação de professores reflexivos e níveis do conhecimento necessários ao professor, respectivamente. A investigação desvelou que a formação proporcionou reflexão e novas ampliações dos conhecimentos iniciais dos participantes acerca do letramento estatístico, no que se refere ao objeto matemática, bem como nos níveis de conhecimentos relacionados ao conhecimento didático do conteúdo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Michel da Costa , Eliane Loureiro de Oliveira, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Maria Elisabette Brisola Brito Prado
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.