FORMAÇÃO CONTINUADA DE CUIDADORAS EM CASAS LARES

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Bruna Elizabeth da Silva Gomes Universidade do Planalto Catarinense, Lages, SC, Brasil
  • Luciana Genuíno Machado Universidade do Planalto Catarinense, Lages, SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.1515

Palavras-chave:

Psicologia Social Comunitária. Casa Lar. Educador/Cuidador Residente. Formação Continuada.

Resumo

Este estudo objetiva demonstrar a importância da formação continuada das Cuidadoras de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional em Casas Lares. Trata-se de um relato de experiência de uma intervenção de estágio em Psicologia Social Comunitária em três Casas Lares do Rio Grande do Sul. Procurou-se dar conta de temas de formação para as Cuidadoras, tais como: relacionamento interpessoal e comunicação; saúde da criança; ser Cuidadora e o trabalho com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade; primeiros socorros; desenvolvimento infantil e o acolhimento; e crianças e adolescentes vítimas de violência. As atividades foram registradas em diários de campo, os quais foram utilizados como fonte de dados para o relato. Os resultados constituem-se na identificação da necessidade de implementação de um projeto contínuo de formação para Cuidadoras e equipe multiprofissional, de estudos interdisciplinares e grupais entre toda a equipe profissional que atua na Casa Lar, do cuidado da saúde mental das Cuidadoras e de constante mobilização das trabalhadoras para o bom desempenho nas atividades laborais para que esse espaço seja acolhedor e efetivo na proteção.

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

Gomes, B. E. da S. ., & Machado, L. G. . (2023). FORMAÇÃO CONTINUADA DE CUIDADORAS EM CASAS LARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Missioneira, 25(2), 89-104. https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.1515

Edição

Seção

Artigos Científicos