ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PAPEL DO EDUCADOR NESSE PROCESSO

Autores

  • Rodi Narciso Must University, Flórida, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciências Sociales, Assunção, Paraguai

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.1506

Resumo

trabalho em questão terá como culminância, evidenciar questões acerca da alfabetização e o letramento, discutindo práticas sobre o processo de aquisição das mesmas no contexto de Ensino Fundamental, amiúde sua importância para o pleno desenvolver da vida acadêmica e social de nosso alunado. Assim sendo, elencar-se-ão temáticas como: “Alfabetização e letramento”, “O que é letramento”, “A Importância da leitura e escrita e o papel do professor neste processo”. Caracterizado como pesquisa bibliográfica, a mesma discorre sobre um breve apanhado histórico, distinções entre Alfabetização x Letramento e seus respectivos conceitos, bem como sua importância no desenvolvimento da leitura e da escrita. Concluindo desta forma com a importância do método escolhido para alfabetizar e o quão importante é o papel que o letramento desempenha para erradicar o analfabetismo funcional. Para sedimentar as discussões aqui trazidas, foram consideradas leituras sobre os PCN’s - Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, assim como estudos de pesquisadores na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodi Narciso, Must University, Flórida, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University -  Flórida.

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciências Sociales, Assunção, Paraguai

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST). Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática; Pedagogia e Física. Graduanda em Engenharia de Produção; Letras pelo IFES. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica; Gestão Escolar: Orientação e Supervisão; Metodologia do Ensino da Matemática e Física; Educação Especial e Inclusiva; Educação de Jovens e Adultos.

Publicado

2023-11-26

Como Citar

Narciso, R. ., & Santos, . S. M. A. V. . (2023). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PAPEL DO EDUCADOR NESSE PROCESSO. Revista Missioneira, 25(2), 79-87. https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.1506

Edição

Seção

Artigos Científicos