INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR

ESTRATÉGIAS E DESAFIOS

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciências Sociales, Assunção, Paraguai
  • Rodi Narciso Must University, Flórida, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i1.1505

Resumo

O autismo é um tema frequentemente envolto em tabus e falta de compreensão. A Organização Mundial da Saúde destaca a importância de fornecer informações, serviços e encaminhamento a especialistas assim que uma criança é identificada com condições do espectro autista. Esta abordagem precoce envolve a colaboração entre a criança, sua família e a escola para atender às suas necessidades específicas. Alunos autistas podem enfrentar estresse devido a dificuldades na interação social, o que destaca a necessidade de estratégias que reduzam as barreiras de comunicação e comportamento social. Este trabalho visa compreender teoricamente como ocorre a integração e inclusão de alunos autistas. A pesquisa bibliográfica abrangente, realizada através de fontes como Scielo e Google Acadêmico, revela que o tema ainda requer discussões aprofundadas. A inclusão de alunos autistas está em crescimento, refletindo o consenso de que é necessário enfrentar qualquer tipo de diferença para garantir uma educação de qualidade e promover o crescimento de todos. Este esforço contínuo visa impactar positivamente a aprendizagem, qualidade de vida e bem-estar emocional dos alunos autistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciências Sociales, Assunção, Paraguai

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST). Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática; Pedagogia e Física. Graduanda em Engenharia de Produção; Letras pelo IFES. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica; Gestão Escolar: Orientação e Supervisão; Metodologia do Ensino da Matemática e Física; Educação Especial e Inclusiva; Educação de Jovens e Adultos.

Rodi Narciso, Must University, Flórida, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University -  Flórida.

Publicado

2023-11-26

Como Citar

Santos, S. M. A. V. ., & Narciso, R. . (2023). INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS. Revista Missioneira, 25(1), 187-197. https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i1.1505

Edição

Seção

Artigos Científicos