O PROJETO DE VIDA NA PERSPECTIVA DE UMA APRENDIZAGEM ATIVA

Autores

  • Adélia Pereira dos Santos Modesto Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil
  • Joyce Cristyane Pereira Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil.
  • Juliana Batistin Fernandes Borges da Silva Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil.
  • Katia Gomes de Oliveira Silva Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil.
  • Loides Braz de Assis Silva Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil.
  • Najela Aparecida de Oliveira Escola Estadual Evangélica Assembleia de Deus, Barra do Bugres, Mato Grosso, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.1499

Resumo

O presente artigo apresenta uma contextualização sobre o Projeto de Vida e em como essa ferramenta pedagógica se alinha com a educação integral e emancipatória, auxiliando o aluno do Ensino Médio a se conhecer, entender sua relação com o mundo e determinar suas perspectivas quanto ao futuro. De modo geral, o principal objetivo de trabalhar com o Projeto de Vida nos estabelecimentos de ensino é permitir que os alunos desenvolvam competências e habilidades necessárias para assumirem o protagonismo de suas vidas, podendo tomar decisões de cunho pessoal, social e profissional com autonomia, consciência e responsabilidade social. Sendo assim, essa proposta contempla a elaboração de um material explicativo sobre os aspectos que envolvem o Projeto de Vida e sua construção a partir das metodologias ativas em um contexto educacional. O objetivo do artigo é possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos relacionados à educação básica nacional, a fim de consolidar a prática docente com um ambiente de reflexão.

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Biografia do Autor

Adélia Pereira dos Santos Modesto, Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil

Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE), 2006. Pós-graduada em Psicopedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE), 2008. Professora-pedagoga na Escola Municipal SOS Crianças, em Barra do Bugres/MT.

Joyce Cristyane Pereira, Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), 2011. Pós-graduada em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Cuiabá (FIC), 2012. Professora-pedagoga na Escola Municipal SOS Crianças, em Barra do Bugres/MT.

Juliana Batistin Fernandes Borges da Silva, Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil.

Licenciada em Pedagogia Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), 2013. Especialista em Educação Especial e Inclusão Social pela Faculdade Afirmativo de Cuiabá, 2018. Professora-pedagoga na Escola Municipal SOS Crianças, em Barra do Bugres/MT.

Katia Gomes de Oliveira Silva, Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil.

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), 2012. Pós-graduada em Supervisão e Administração Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), 2014. Professora-pedagoga na Escola Municipal SOS Crianças, em Barra do Bugres/MT.

Loides Braz de Assis Silva, Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil.

Licenciada em Pedagogia, 2004. Pós-graduada em Psicopedagogia, 2008. Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal SOS Crianças, em Barra do Bugres/MT.

Najela Aparecida de Oliveira, Escola Estadual Evangélica Assembleia de Deus, Barra do Bugres, Mato Grosso, Brazil.

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2017). Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Cândido Mendes (2014). Professora-pedagoga na Escola Estadual Evangélica Assembleia de Deus.

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Modesto, A. P. dos S. ., Pereira, J. C., Silva, J. B. F. B. da ., Silva, K. G. de O. ., Silva, L. B. de A., & Oliveira, N. A. de . (2023). O PROJETO DE VIDA NA PERSPECTIVA DE UMA APRENDIZAGEM ATIVA. Revista Missioneira, 25(2), 27-34. https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.1499

Edição

Seção

Artigos Científicos