A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO

Autores

  • Adélia Pereira dos Santos Modesto
  • Joyce Cristyane Pereira
  • Katia Gomes de Oliveira Silva
  • Najela Aparecida de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i1.1460

Resumo

O presente artigo busca refletir o papel que a avaliação escolar tem assumido no fazer pedagógico, tendo por base analisar as diferentes concepções pedagógicas e as estratégias de avaliação utilizadas nas práticas escolares. Dentro da concepção escolar, educar é formar um indivíduo completo, e aprender é construir o próprio saber, oposto a concepção tradicional, a avaliação assume um aspecto mais abrangente, não se limitando apenas em atribuir notas, sua dimensão vai além da verificação de resultados e se concretiza no sentido de verificar em que medida os alunos estão alcançando os objetivos esperados, e quais caminhos o aluno percorreu para chegar a determinado objetivo. Nesse contexto a avaliação da aprendizagem está intimamente ligada à prática educativa do professor, e sua postura diante dos resultados da avaliação servirá de instrumento para apontar os avanços e dificuldades de cada aluno, e assim indicar como o docente poderá utilizar dessas informações para reorganizar a sua prática pedagógica com o intuito de contribuir para uma aprendizagem significativa e de qualidade no processo educacional.

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Biografia do Autor

Adélia Pereira dos Santos Modesto

Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE), 2006. Pós-graduada em Psicopedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE), 2008.

Joyce Cristyane Pereira

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), 2011. Pós-graduada em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Cuiabá (FIC), 2012.

Katia Gomes de Oliveira Silva

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), 2012. Pós-graduada em Supervisão e Administração Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), 2014.

Najela Aparecida de Oliveira

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2017). Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Cândido Mendes (2014).

Publicado

2023-10-13

Como Citar

Modesto, A. P. dos S., Pereira, J. C., Silva, K. G. de O. ., & Oliveira, N. A. de . (2023). A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO. Revista Missioneira, 25(1), 91-97. https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i1.1460

Edição

Seção

Artigos Científicos