A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i1.1460Resumo
O presente artigo busca refletir o papel que a avaliação escolar tem assumido no fazer pedagógico, tendo por base analisar as diferentes concepções pedagógicas e as estratégias de avaliação utilizadas nas práticas escolares. Dentro da concepção escolar, educar é formar um indivíduo completo, e aprender é construir o próprio saber, oposto a concepção tradicional, a avaliação assume um aspecto mais abrangente, não se limitando apenas em atribuir notas, sua dimensão vai além da verificação de resultados e se concretiza no sentido de verificar em que medida os alunos estão alcançando os objetivos esperados, e quais caminhos o aluno percorreu para chegar a determinado objetivo. Nesse contexto a avaliação da aprendizagem está intimamente ligada à prática educativa do professor, e sua postura diante dos resultados da avaliação servirá de instrumento para apontar os avanços e dificuldades de cada aluno, e assim indicar como o docente poderá utilizar dessas informações para reorganizar a sua prática pedagógica com o intuito de contribuir para uma aprendizagem significativa e de qualidade no processo educacional.
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Copyright (c) 2023 Adélia Pereira dos Santos Modesto, Joyce Cristyane Pereira, Katia Gomes de Oliveira Silva, Najela Aparecida de Oliveira
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