CORPO E JUVENTUDE: PERCEPÇÃO DE JOVENS MORADORES DA CIDADE DE TUPANCIRETÃ – RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.1419

Palavras-chave:

corpo. Juventude. percepções corporais.

Resumo

Na atualidade o corpo transformou-se em objeto de desejo e estereótipos fundamentado por padrões de beleza ditados pela indústria da moda e consumo. Esse engendramento social impacta diretamente na forma como as pessoas veem e tratam o corpo, assim como interfere na vida social e psíquica. Os jovens são sujeitos em formação que vivenciam intensas mudanças corporais e psíquicas nesta fase da vida, tornando-se fundamental buscar entendimento sobre as impressões corporais da atualidade na vida dos jovens. Neste sentido, o artigo tem como objetivo analisar como as dinâmicas da sociedade atual influenciam as práticas socioculturais de jovens estudantes do ensino médio da cidade de Tupanciretã - RS em relação ao corpo. O estudo apresenta uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo descritiva interpretativa com a aplicação de um questionário misto com a participação de vinte e quatro (24) alunos do terceiro ano de ensino médio, de ambos os sexos, matriculados em duas escolas estaduais de Ensino Médio localizadas no município de Tupanciretã, interior do estado do Rio Grande do Sul. Entre as principais bases teóricas para este estudo, citamos: Abramo (1994), Le Breton (2012), Foucault (1987), Corbin (2011), Schilder (1999) entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Beatriz Billig Garces, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Cruz Alta (1991), Especialização em Educação - Teoria e Sistematização do Ensino Superior pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM (1995), Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC (2002) e Doutorado em Ciências Sociais - área de concentração Políticas e Práticas Sociais pela UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012); MBA EM EDUCAÇÃO HÍBRIDA, METODOLOGIAS ATIVAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM(2018). Atualmente é professor Titular II da Universidade de Cruz Alta, Docente Permanente do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da UNICRUZ, líder do grupo de Pesquisa Grupo Interdisciplinar de Estudos do Envelhecimento Humano - GIEEH, Coordenadora da UNATI - Universidade Aberta à Terceira Idade da UNICRUZ . Foi Pró-Reitora de Graduação da Unicruz na gestão 2013-2016 e gestão 2017-2019 .Foi coordenadora institucional do PIBID/UNICRUZ/CAPES 2020-2022.Conselheira Titular do Conselho Municipal do Idoso - COMID Tem experiência nas áreas de Educação e Educação Física Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia da pesquisa, sociologia e antropologia desportiva, sociologia urbana, outras sociologias específicas, saberes e formação docente, educação física escolar, envelhecimento humano, educação, práticas sociais, saúde e políticas públicas, gestão e políticas educacionais.

Publicado

2023-11-26

Como Citar

Silveira, A. da S. ., & Garces, S. B. B. . (2023). CORPO E JUVENTUDE: PERCEPÇÃO DE JOVENS MORADORES DA CIDADE DE TUPANCIRETÃ – RS. Revista Missioneira, 25(2), 61-77. https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.1419

Edição

Seção

Artigos Científicos