A LEITURA E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NOS ANOS INICIAIS
REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v22i1.122Palavras-chave:
Anos Inicias. Educação Escolar. Leitura.Resumo
O presente relato objetiva apresentar as experiências pedagógicas desenvolvidas em turmas do 1º ao 4º ano dos Anos Iniciais em uma escola do Município de Santo Ângelo/RS a partir da leitura e contação de histórias. Importa destacar que as experiências pedagógicas estão ancoradas em um projeto mais amplo, a saber, “Projeto de Leitura e Programa Tudo a Ler”, o mesmo é desenvolvido em várias escolas do município. Num primeiro momento, expomos elementos considerados imprescindíveis para se desenvolver o projeto na(s) escola(s); por conseguinte, apresentamos as experiências pedagógicas desenvolvidas nas respectivas turmas dos Anos Iniciais. Ademais, consideramos que o projeto é de extrema importância, uma vez que possibilita incitar os alunos na leitura, desenvolve a concentração, possibilita a abertura à imaginação, permite a constituição/construção da autonomia dos alunos. Contudo, seguramente o mais interessante de um projeto de leitura não é o fato de que ela nos “acrescente algo”, mas o fato de que ao nos entregarmos a ela, ela nos atravessa, e com isto, nos constitui humano, pertencentes ao mundo comum.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2020 Revista Missioneira
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.