UMA ANÁLISE DA PRIMEIRA COMEMORAÇÃO ESCOLAR DO DIA DA CRIANÇA EM BRASÍLIA (1960)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v27i1.1185

Resumo

O objetivo do artigo, de cunho historiográfico, é analisar a primeira comemoração escolar do Dia da Criança em Brasília, em 1960. A hipótese é de que, o ato de comemorar entre escolares o primeiro Dia da Criança em Brasília, em função do modo como foi naquela ocasião festejado, tornou-se menos uma celebração da criança e mais uma estratégia política de afirmação da realidade da nova capital na vida do país e de seu idealizador, o presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira. O artigo divide-se em duas partes. Na primeira, com base na descrição fornecida por reportagem do Correio Braziliense, narra-se a primeira comemoração do Dia da Criança em Brasília. Na segunda, procede-se à uma leitura à contrapelo (BENJAMIN, 1987) do relato jornalístico, buscando evidenciar os usos políticos a que o evento acabou se prestando. Ao final, encerram-se com breves considerações, a modo de conclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Ribeiro de Oliveira, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalide Profissional, da Universidade de Brasília.

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutor em Educação. Professor de História da Educação e História da Educação Brasileira no Departamento de Teoria e Fundamentos e no Programa de Pós-Graduação em Educação, modalidade profissional, da Universidade de Brasília.

Publicado

2025-04-12

Como Citar

Oliveira, A. R. de ., & Anjos, J. J. T. dos . (2025). UMA ANÁLISE DA PRIMEIRA COMEMORAÇÃO ESCOLAR DO DIA DA CRIANÇA EM BRASÍLIA (1960). Revista Missioneira, 27(1), 125-134. https://doi.org/10.31512/missioneira.v27i1.1185

Edição

Seção

Artigos Científicos