O CURRÍCULO NA FORMAÇÃO SUPERIOR: REALIDADE E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Adriana da Silva Silveira Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Solange Beatriz Billig Garces Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Sirlei Lourdes Lauxen Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i1.1151

Palavras-chave:

CURRICULO; EDUCAÇÃO; PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Resumo

A contemporaneidade apresenta novos desafios para a formação acadêmica no ensino superior no Brasil. O cenário de mudanças da atualidade demanda que a organização curricular esteja estruturada para formação profissional e desenvolvimento pessoal de indivíduos capazes de desempenharem, de forma crítica e reflexiva, sua atuação nos meios profissionais, culturais, políticos e sociais. O presente estudo tem como objetivo analisar o contexto do currículo na formação superior no Brasil diante das provocações da Contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Beatriz Billig Garces, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Cruz Alta (1991), Especialização em Educação - Teoria e Sistematização do Ensino Superior pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM (1995), Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC (2002) e Doutorado em Ciências Sociais - área de concentração Políticas e Práticas Sociais pela UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012); MBA EM EDUCAÇÃO HÍBRIDA, METODOLOGIAS ATIVAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM(2018). Atualmente é professor Titular II da Universidade de Cruz Alta, Docente Permanente do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da UNICRUZ, líder do grupo de Pesquisa Grupo Interdisciplinar de Estudos do Envelhecimento Humano - GIEEH, Coordenadora da UNATI - Universidade Aberta à Terceira Idade da UNICRUZ . Foi Pró-Reitora de Graduação da Unicruz na gestão 2013-2016 e gestão 2017-2019 .Foi coordenadora institucional do PIBID/UNICRUZ/CAPES 2020-2022.Conselheira Titular do Conselho Municipal do Idoso - COMID Tem experiência nas áreas de Educação e Educação Física Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia da pesquisa, sociologia e antropologia desportiva, sociologia urbana, outras sociologias específicas, saberes e formação docente, educação física escolar, envelhecimento humano, educação, práticas sociais, saúde e políticas públicas, gestão e políticas educacionais.

Sirlei Lourdes Lauxen, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Doutora em Educação pela UFRGS, com Estágio pós-doutoral em Educação pela UFRGS/ULisboa. Bolsista PNPD/CAPES. Mestre em Educação pela UPF e Graduada em Pedagogia - Orientação Educacional/Unijuí. Atualmente, coordena o Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social (Mestrado e Doutorado). Foi Vice-Reitora de Graduação da Instituição (2008-2013). Assessora Pedagógica da Vice-Reitoria de Graduação (2006-2007). Membro do Conselho Curador(2008-2013); do Consun (2008-2016; 20121); Presidente da Câmara de Graduação e Legislação (2008-2013); Membro da Câmara de Pós Graduação e Pesquisa (2014- 2016; 2021); do Conselho Municipal de Educação (2008-2014). Assessora da Pró-Reitoria de Ensino (2006-2007). Membro do CONSEPE (2006-2007). Diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (2013); Coordenadora do Curso de Comunicação Social (2007). Professora da Universidade de Cruz Alta/RS na Graduação e no PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. Membro do Colegiado do PPGPSDS (2014- 2019). Membro da Comissão Científica Institucional - CCI (2017-2021). Coordena a Comissão de Avaliação Institucional (CAI) e o Laboratório de Práticas Socioculturais Interdisciplinares -LEPSI do PPGPSDS. Líder do Grupo de Pesquisa. Núcleo de Estudo e Pesquisa em Práticas Sociais. Participa da organização de eventos da Universidade. Possui experiência na Educação Básica (ensino fundamental e médio) e no Ensino Superior (Graduação e Pós - Graduação). Tem experiência na área da gestão e docência. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas e gestão, pedagogia universitária, interdisciplinaridade, metodologia do ensino superior, saberes docentes, práticas pedagógicas, currículo, avaliação e práticas sociais.

Publicado

2023-02-22

Como Citar

Silveira, A. da S. ., Garces, S. B. B., & Lauxen, S. L. . (2023). O CURRÍCULO NA FORMAÇÃO SUPERIOR: REALIDADE E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Missioneira, 25(1), 31-38. https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i1.1151

Edição

Seção

Artigos Científicos