A MEDICINA NARRATIVA E SEUS EFEITOS NA QUALIDADE DE VIDA DE DOENTES RENAIS CRÔNICOS

UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA LINGUAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v24i2.1100

Palavras-chave:

Medicina Narrativa. Doença Renal Crônica. Analise de discurso critica.

Resumo

Este artigo discute dados do projeto intitulado A medicina narrativa e seus efeitos na qualidade de vida de doentes renais crônicos: um estudo na perspectiva da linguagem como prática social, com apoio do CNPq. A pesquisa buscou analisar os efeitos da prática médica narrativa na qualidade de vida de doentes renais crônicos em tratamento na Unidade de Terapia Renal do Hospital São Vicente de Paulo, de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, tendo a linguagem como prática social. A escolha do contexto de estudo justifica-se pelo fato que essa unidade de saúde é referência para treze municípios da região de abrangência da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde, atendendo mais de 100 pacientes por mês. A Medicina narrativa é uma abordagem clinica que objetiva coletar e interpretar informações sobre a experiência da doença e a Análise de Discurso Crítica, abordagem teórico-metodológica escolhida, busca esclarecer as conexões entre a narrativa e outros elementos da vida social. Os dados gerados revelaram o impacto da doença renal crônica na qualidade de vida dos doentes, e a medicina narrativa evidenciou-se como  técnica que favorece a humanização no tratamento, propiciando bem estar aos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Escandiel de Souza, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Doutor em Letras (Linguística Aplicada - UFRGS); Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais em Desenvolvimento Social - Mestrado e Doutorado, da Universidade de Cruz Alta, Líder do NUPELS - Núcleo de Pesquisa e Exetensão em Linguagem e Sociedade, da Unicruz.

Paulo Ricardo Moreira, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Doutor em Nefrologia (UFRGS); Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde (PPGAIS) Uunicruz-Unijuí.

Thaís Severo Dutra, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Mestranda em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS Unicruz-Unijuí); Integrante do Nupels - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Linguagem e Sociedade.

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Souza, A. E. de ., Moreira, P. R., & Dutra, T. S. . (2022). A MEDICINA NARRATIVA E SEUS EFEITOS NA QUALIDADE DE VIDA DE DOENTES RENAIS CRÔNICOS: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA LINGUAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL. Revista Missioneira, 24(2), 73-81. https://doi.org/10.31512/missioneira.v24i2.1100

Edição

Seção

Artigos Científicos