ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA: A CONCEPÇÃO DE DISCURSO SEGUNDO FAIRCLOUGH E A RELEVÂNCIA DA ADC PARA A MUDANÇA E A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.1056

Palavras-chave:

Análise de Discurso Crítica, Linguagem, Norman Fairclough, Sociedade.

Resumo

O presente artigo visar analisar o surgimento da  Análise de Discurso Crítica, perpassando as correntes linguísticas mais utilizadas no que concerne a Análise de Discurso Crítica como forma de prática e mudança social, bem como possui o cerne de refexão da obra “Discurso e Mudança Social” de Norman Fairclough. Destaca-se que a relevância da pesquisa se corrobora na medida em que a linguagem, o discurso e a comunicação são  compreendidos como práticas sociais, considerando a Análise de Discurso Crítica como  elo entre a sociedade e o discurso, se concolidando como uma imprescindível corrente de exploração da linguagem textual.

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Biografia do Autor

Pedro Trindade Petersen, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Mestrando em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta-RS - UNICRUZ. Pós-graduado em Direito Civil e Empresarial pelo Instituto Damásio de Direito - IDD (Faculdade IBMEC SP). Possui graduação em Direito pela Universidade de Cruz Alta-RS - UNICRUZ. Advogado autônomo inscrito na OAB/RS sob n.º 116.540. Atuou, durante a graduação, como Estagiário na 2ª Vara Cível da Comarca de Cruz Alta (2016-2018) e exerceu a função de Cartorário no Tabelionato de Notas da Cidade de Cruz Alta (2018-2019). Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Civil, Empresarial, Notarial e Registral. Pesquisador do GPJUR - Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos, do Curso de Direito da UNICRUZ. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Linguagem e Sociedade da UNICRUZ - NUPELS.

Laura Zimmermann de Souza, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Mestranda em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz. Pós- Graduanda em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade Dom Alberto - Santa Cruz do Sul/RS. Graduada em Direito pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz. Realizou estágios no Escritório de Advocacia Andréia Moser Keitel, em Cruz Alta, RS (2018), no Ministério Público do Rio Grande do Sul (2019-2020) e no Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul (2021-2022). Atuou como bolsista PIBIC UNICRUZ nos seguintes projetos: A condição sociocultural da mulher e a nova Lei do feminicídio (Lei n.º 13.104/2015) (2018); A condição sociocultural da mulher: um estudo à luz do feminismo negro (2019). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos, do Curso de Direito da Unicruz - GPJUR. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Linguagem e Sociedade - NUPELS. Aprovada no XXXII Exame da Ordem dos Advogado do Brasil - OAB. Bolsista CAPES/PROSUP. Tem interesse em temas como a condição sociocultural da mulher; o feminismo e o a linguagem jurídica e sua relação com a sociedade. É autora de textos publicados em periódicos e capítulos de livros, os quais discutem as temáticas de seu interesse.

Antonio Escandiel de Souza, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Possui Doutorado em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2009), Mestrado em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (2000), Especialização em Linguística textual pela Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ (1989) e graduação em Letras - Licenciatura Português/ Inglês, pela Universidade de Cruz Alta(1989). Professor titular II na Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ - desde 1997, tem experiência na área de Linguística (Linguística Aplicada), desenvolvendo pesquisas com ênfase na relação entre linguagem e sociedade, estudos que objetivam aproximar o contexto universitário da sociedade e da escola de educação básica, principalmente a escola pública. Atuou como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social - Mestrado e Doutorado, da UNICRUZ, de 2013 a 2017 e como coordenador adjunto do mesmo programa de 2018 a 2021. Atua como docente do referido Programa de Pós-Graduação, atuando na linha de pesquisa Linguagem, comunicação e sociedade e ministrando as disciplinas de Linguagem e Sociedade, Docência no ensino superior , Seminário de Pesquisa I, Seminário de Tese I e II e Discurso, cultura e contexto sócio-histórico, Exerce a função de Editor Gerente da Revista Di@logus, periódico do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. É conselheiro suplente do Conselho Curador da Universidade de Cruz Alta. Atua como avaliador ad hoc do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIS) pelo INEP/MEC. Exerceu a função de Diretor do Centro de Ciências Humanas e Comunicação da UNICRUZ de dezembro de 2010 a dezembro de 2013 e como coordenador do Curso de Letras desta universidade nos períodos de 2001 a 2004 e 2005 a 2010, sendo também líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Linguagem e Sociedade (NUPELS), certificado pelo CNPq. Orientou, até o momento, mais de 90 trabalhos, incluindo Iniciação Científica (IC), Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e pós-graduação (Especialização e Mestrado), além de uma supervisão de pós-doutoramento (PNPD). Tem experiência na Educação à Distância (EaD), ministrando as disciplinas de português e Competência Comunicativa, no Curso de Direito. Participa da Comissão Editorial da UNICRUZ e atuou como conselheiro do CONSUN - Conselho Universitário da UNICRUZ de 2001 a 2017 atuando, também, como membro da Câmara de Graduação e da Câmara Stricto Sensu. É coordenador Institucional de Bolsas de Ensino Médio CAPES/UNICRUZ. Bolsista CAPES de agosto de 2010 a dezembro de 2016, coordenando o subprojeto de letras do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Bolsista CAPES/PARFOR de março de 2013 a dezembro de 2016, ministrando as disciplinas de língua portuguesa V e Estágio supervisionado III, no Curso de Letras da UNICRUZ. Foi professor da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul de 1995 a 2018, ministrando as disciplinas de português e inglês na educação básica (fundamental e médio). Membro da Academia Santa-mariense de Letras no período de 2006 a 2018. 

Carla Rosane da Silva Tavares Alves, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Possui graduação em Letras-Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Associação de Professores de Cruz Alta (1984), graduação em Direito pela Universidade de Cruz Alta (1998), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor titular ii da Universidade de Cruz Alta. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cinema, educação, gênero e literatura brasileira.

Fábio César Junges, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Pós-doutorado em andamento em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (2017), com bolsa CAPES. Pós-doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2016), com bolsa CAPES. Doutorado em Teologia pela Faculdades EST (2015), com bolsa CNPq. Mestrado em Teologia pela Faculdades EST (2011), com bolsa CNPq. Especialização em Metodologia Pastoral pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2009). Graduação em Teologia (Bacharelado) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2008), com bolsa PIIC-URI. Graduação em Filosofia, com habilitação em Filosofia, Sociologia e Psicologia, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2004), com bolsa CNPq. Experiência de Magistério Superior na área das Ciências Humanas e afins, entre outras, com ênfase em Filosofia da Linguagem, Hermenêutica, Fenomenologia, Existencialismo, Teoria do Conhecimento, Ética, Filosofia da Ciência, Teoria Crítica e Teologia Sistemática.

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Petersen, P. T. ., Souza, L. Z. de ., Souza, A. E. de ., Alves, C. . R. da S. T. ., & Junges, F. C. . (2023). ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA: A CONCEPÇÃO DE DISCURSO SEGUNDO FAIRCLOUGH E A RELEVÂNCIA DA ADC PARA A MUDANÇA E A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Revista Missioneira, 25(2), 123-133. https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.1056

Edição

Seção

Artigos Científicos