Santo Ângelo, 24 de agosto de 2023.
02 Pontos - Total:100
Tarefa: Logos e Marcas
Descrição:
● A dinâmica consiste em exercitar o conhecimento dos alunos participantes com relação a fixação dos logos (imagens) e logotipos (nomes) das marcas que serão apresentadas.
● Os alunos vão receber 50 logos e 50 Logotipos. Eles devem identificar a marca e colocar o nome certo.
● As equipes terão o tempo de até 2 minutos.
Pontuação: Cada resposta certa vale 2 pontos, totalizando se acertar todos 100 pontos no final.
10 Pontos - Total:100
Tarefa: Caixas entomológicas e a “ordem taxonômica”
Descrição:
● O desafio é classificar 10 caixas entomológicas, numeradas de 1 a 10, conforme a “Ordem Taxonômica" a que pertencem, e ser realizado em 2 minutos.
● Todas as caixas entomológicas são de acrílico transparente, do mesmo tamanho, vedadas com fitas transparentes, dentro destas caixas encontra-se um “número X “de pragas agrícolas de lavouras comerciais, pertencentes a mesma “Ordem Taxonômica”.
● A identificação da “Ordem Taxonômica” para as caixas entomológicas, se dará através do NOME DAS ORDENS que estará disponível em uma FICHA plastificada, para os participantes classificá-las.
● Os participantes das equipes, deverão colocar esta FICHA com o nome das ordens, em cima de cada caixa correspondente destas pragas agrícolas.
Pontuação: Cada caixa entomológica classificada corretamente terá validade de 10 pontos, fechando um total de 100 para a equipe, caso gabaritem a atividade.
10 Pontos - Total:100
Tarefa: Desenho universal e acessibilidade – jogo de memória e acessibilidade
Descrição:
● Ainda existe muito desconhecimento e preconceito quanto às formas de dar conforto às pessoas atendendo às diferentes necessidades. Arquitetura tem o dever de proporcionar às pessoas espaços, lugares e equipamentos que possam atender a diversidade humana. A inclusão passa pelo desenho universal. O Jogo da memória é uma forma lúdica de mostrar que pequenas coisas podem fazer a grande diferença na vida das pessoas, desde crianças até os idosos.
● A equipe deve escolher 2 integrantes para virar cartas; porém todos devem colaborar na atividade.
● A organização irá embaralhar as cartas e dispor sobre a mesa;
● Os 2 integrantes escolhidos para virar as cartas irão tentar formar pares, virando 2 cartas por vez, sendo uma vez cada um e alternados. Os demais integrantes podem ajudar na memorização, mas não podem mexer nas cartas.
● Quanto aos pares de cartas cada dupla de cartas é formada por um problema de acessibilidade e sua solução.
Pontuação: A cada dupla de cartas formada corretamente, a equipe pontua 10 pontos, sendo que a pontuação máxima é de 100 pontos (10 pares de cartas).
25 Pontos - Total:100
Tarefa: “CONHECENDO O CORPO HUMANO E A BIOMEDICINA”
Descrição:
● Os alunos de cada equipe serão divididos em duplas, totalizando 4 duplas (8 alunos), que deverão trabalhar em sincronia entre si. Ao passar por um circuito de perguntas sobre diferentes cenários do corpo humano e atividades de laboratório de análises clínicas sobre:
1. Sangue humano;
2. Teste rápido;
3. Conhecendo a vidraria de um laboratório;
4. Particularidades de nosso cromossomo.
● Ao final da prova, cada equipe terá respondido um total de 4 perguntas, reforçando o papel que o profissional biomédico tem como atividade as análises laboratoriais.
Pontuação: Cada resposta valerá 25 pontos, e pontuação máxima de 100 pontos.
40 Pontos inicial - 10Pontos Total:100
Tarefa: Inserção de Nós (valores) em Árvore Binária de Busca
Descrição: Uma Árvore Binária de Busca serve para o armazenamento de dados na memória do computador e a sua subsequente recuperação. Apresenta conceitos importantes para representação e modelagem de dados para Sistemas Computacionais e Banco de Dados.
Equipe: 8 alunos
1 aluno (organizador) receberá uma sequência de números, e os outros 7 alunos receberão valores não repetidos referente a sequência de números.
Estará desenhado no chão uma figura de círculos interligados (representando uma estrutura em Árvore na Computação)
Exemplo da Atividade
Sequência de números que o aluno organizador receberá: 13, 25, 20, 10, 2, 31, 12 (na atividade do Conexão será dada outra sequência)
O aluno organizador deverá posicionar os alunos dentro dos círculos do desenho (árvore) seguindo a ordem da sequência de números recebidos, como segue:
* Os alunos, na ordem da sequência, vão sendo posicionados nos círculos vazios, nos seguintes critérios: número MAIOR À DIREITA e número MENOR À ESQUERDA.
Pontuação: O primeiro círculo preenchido confere a pontuação inicial de 40 pontos e, posteriormente, cada círculo preenchido corretamente 10 pontos (totalizando 100 pontos).
20 Pontos - Total:100
Multa -20pontos
Tarefa: Casos Contábil
Descrição:
● Os organizadores da prova lançarão aos participantes CINCO perguntas, onde os quais deverão responde-las na tolerância máxima de DOIS minutos.
● Exemplo: Uma empresa comprou 10 mercadorias por R$ 30,00. Vendeu 7 por R$70,00. Qual foi o seu lucro?
(a) R$10,00 (b) R$49,00 (c ) R$70,00 (d ) R$40,00
Pontuação: Cada pergunta correta a equipe acumula 20 pontos, totalizando ao final o máximo de 100 pontos se acertarem as 5 questões. Caso a resposta seja incorreta, a equipe será multada em 20 pontos
30 Pontos - 40 Pontos - 30 Pontos
Total:100
Tarefa: SEJA UM SHERLOCK HOLMES!!
Descrição:
● Cada aluno, na sua vez, deverá escolher um dos locais do Campus da URI Santo Ângelo no tabuleiro, pegar a pista que está ali e levar até a equipe para desvendar os mistérios.
● Será dado um caso e os alunos terão que descobrir: a) o assassino; b) o motivo do crime; c) a arma utilizada.
● Para descobrir a pista, devem ser unidas as partes para formar a palavra correspondente: a) pista do assassino (3 partes); b) pista do motivo (4 partes); c) pista da arma utilizada (3 partes).
● Exemplo: Pista da arma (2 partes)
● Parte 1: 4ª nota musical (FÁ)
● Parte 2: local de habitação – SA (CASA – SA = CA)
ARMA: FACA
● CASO: Durante uma ronda noturna, um policial encontrou o corpo do Sr. Adamastor Pitágoras com várias perfurações no corpo. Ele era um político conhecidíssimo na cidade e foi assassinado após a sua ida ao cinema, quando voltava a pé para casa. Sua esposa, Sra. Jaqueline Pitágoras reconheceu o corpo, mas disse não fazer ideia de quem poderia ter realizado esse crime terrível. Ocorre que o Sr. Adamastor tinha muitos desafetos, um deles era o seu rival político Ricardo Mello, exímio atirador e colecionador de vários tipos de armas.
● Além disso, um antigo namorado da Sra. Jaqueline, Sr. Janildo Pereira, nunca se conformou com o fim do relacionamento e com o casamento desta com Adamastor. Diante dessas situações, descubra: a) quem foi o assassino do Sr. Adamastor Pitágoras; b) qual o motivo do crime; c) qual foi a arma utilizada no crime. O jogo já começou!
Pontuação:
a) pista do assassino (3 partes, 10 pontos cada) = 30 pontos
b) pista do motivo (4 partes, 10 pontos cada) = 40 pontos
c) pista da arma utilizada (3 partes, 10 pontos cada) = 30 pontos
TOTAL: 100 PONTOS
10 Pontos - Total:100
Tarefa: CHUTE A GOL
Descrição:
● Cada equipe deverá se posicionar em uma coluna de frente para a goleira, que estará distante 5m, intercalando um menino e uma menina. Será disponibilizada uma bola de futsal. Um integrante de cada vez, deverá chutar a bola a partir da marca delimitada no chão em uma goleira de 50cm de largura por 40cm de altura colocada a uma distância de 5m da marca.
● Cada vez que um integrante da equipe realizar o chute deverá ir para o final da coluna, até todos chutarem, sucessivamente, durante o período de 2 minutos.
Pontuação: A cada gol realizado soma-se 10 pontos para a equipe até o total de 100 pontos. O término da prova acontecerá quando acabar os 2 minutos, ou quando a equipe converter 10 gols (se estes acontecerem antes de acabar os dois minutos)
25 Pontos - 50 Pontos - 75 Pontos
Total:100
Tarefa: Atendimento à Parada Cardiorrespiratória
Descrição:
● A equipe deverá realizar compressões torácicas.
● As mesmas deverão ser realizadas no boneco disponibilizado e feito imediatamente. Para isso, é preciso posicionar as mãos corretamente, no centro do tórax, sobre o osso esterno.
● Fazer compressões firmes e profundas, a uma taxa de pelo menos 100 a 120 compressões por minuto. Na sequência a equipe deverá administrar ventilação artificial.
● Serão feitas duas ventilações após cada série de 30 compressões torácicas. Para a simulação realística será utilizado um boneco.
Pontuação:
25 pontos: menor número de compressões que o ideal, sem ventilação;
50 pontos: menor número de compressões que o ideal, com ventilação parcial;
75 pontos: compressões corretas, mas com ventilação parcial;
100 pontos: compressões e ventilação corretas.
25 Pontos - Total:100
Tarefa: CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS COM O KIT MOLAS
Descrição:
●Os estudantes, no ensino médio, terão a oportunidade prática de compreender as tensões estruturais através de uma breve construção utilizando os equipamentos disponíveis no Kit Mola. Para isso deverão integrar os conceitos de física à prática, abordando temas como equilíbrio em pontos e as tensões presentes em vigas e pilares.
●Na tarefa será apresentado um kit para a equipe, composta por oito participantes, que terão o desafio de desenvolver, em um prazo máximo de 2 minutos, a estrutura apresentada em três imagens correspondente às etapas construtivas, sendo divididas em partes.
Pontuação:
Parte 1 montada corretamente: 25 pontos
Parte 2 montada corretamente: 25 pontos
Estrutura montada e unida corretamente: 50 pontos
Sem estrutura: 0 pontos
Obs.: Os valores são acumulativos conforme a conclusão das etapas
Média Participantes
Total:100
Tarefa: Labirinto Elétrico
Descrição:
● Neste desafio será explorado o conceito de um circuito elétrico aberto ou fechado. Para isto, ter-se-á o Labirinto Elétrico, que consiste em um percurso entre dois pontos em que cada participante deverá percorrer com uma argola sem encostar no meio físico (arame ou fio).
● Caso o aluno encoste a argola no arame durante a prova (circuito fechado) um sinal sonoro ou luminoso indicará esta ação e o próximo participante assumirá o lugar.
● Durante o percurso haverá marcações referentes a pontuação alcançada por cada integrante (com espaços de 10 pontos), ou seja, quanto mais próximo do final do percurso, mais próximo da nota máxima o integrante chegará.
Pontuação:
● A nota final da equipe será a média de pontos obtidos entre os 8 participantes da prova.
● Cada equipe terá um tempo total de 2 minutos para concluir a prova e alcançar a pontuação máxima de 100 pontos.
20 Pontos - Total 100
Tarefa: sistema de engrenagens
Descrição:
● A ideia é montar um sistema de engrenagens, no qual todas estão misturadas sobre uma mesa, juntamente com algumas engrenagens que não se encaixam no sistema. Após conseguir encaixar 5 (cinco) engrenagens corretas, deve-se realizar o teste do sistema, que consiste em girar uma engrenagem mestre que irá transmitir movimento por todo o sistema.
Pontuação:
● Cada engrenagem certa contabiliza 20 pontos.
25 Pontos - Total 100
● Tarefa: Armazenamento e uso de medicamentos.
Descrição:
● Os alunos de cada equipe serão divididos em duplas, totalizando 4 duplas = 8 alunos, que deverão trabalhar em sincronia entre si, ao passar por um circuito de perguntas sobre diferentes aspectos de armazenamento e uso de medicamentos.
● Ao final da prova, cada equipe terá respondido um total de 4 perguntas. As perguntas serão relacionadas a diferentes aspectos relacionados à identificação de plantas medicinais, armazenamento de insulina, uso de medicamentos na dengue, e cuidados com os medicamentos para bebê.
Quatro atividades assim divididas:
● Identificação de plantas medicinais.
● Armazenamento de insulina.
● Uso de medicamentos na dengue.
● Cuidados com os medicamentos para bebê.
Pontuação:
● cada questão correta valerá 25 pontos, e se todas estiverem corretas 100 pontos serão computados a equipe.
25 Pontos - 50 Pontos - 75 Pontos - Total:100
Tarefa: Identificando o tratamento adequado para cada caso clínico
Descrição:
● Inicialmente os participantes receberão quatro casos clínicos, onde estará descrita a lesão e como a mesma aconteceu;
● A partir dessas informações os alunos deverão optar por um tipo de tratamento, que será identificado por quatro diferentes equipamentos usados em diferentes áreas da fisioterapia;
● Após a escolha do tratamento aos quatro casos clínicos será realizada a contagem dos pontos.
Pontuação: 25 pontos: Apenas um tratamento está correto;
50 pontos: Apenas dois tratamentos estão corretos;
75 pontos: Três tratamentos corretos;
100 pontos: Todos (quatro) estão corretos.
25 Pontos - 50 Pontos - 75 Pontos Total 100
● Tarefa: Identificação das estruturas do coração
Descrição:
● A equipe receberá um cubo de papel e um Tablet, com um aplicativo de realidade aumentada, em que os alunos visualizarão um coração e suas estruturas em 3D. Nesta tarefa os alunos terão que observar o órgão e baseado no estudo, relacionar a imagem com a que será disponibilizada em folha impressa, adicionando as informações disponíveis nos cartões, que são condizentes com as estruturas apresentadas no aplicativo.
Pontuação:
● A pontuação se dará de acordo com o número de acertos em cada localização anatômica:
25 pontos para 01 acerto;
50 pontos para 02 acertos;
75 pontos para 03 acertos;
100 pontos para 04 acertos.
25 Pontos - 50 Pontos - 75 Pontos
Total 100
● Tarefa: Descobrindo as semelhanças
Descrição:
● O(A) coordenador(a) responsável explica que a tarefa consiste na equipe identificar uma característica em comum, ou seja, no mínimo uma semelhança entre duas palavras-estimulo. O tempo de resposta será de 2min.
● Será feita a seguinte pergunta:
Exemplo:
● O que (a)_____________________e a ______________têm em comum?
● Cada equipe deverá responder quatro (4) perguntas.
Pontuação:
25 para um acerto;
50 para dois acertos;
75 para três acertos;
100 para quatro acertos.