Mobirise Website Builder

CONEXÃO URI

12ª edição

Carta Convite




Of. Circ. DAC nº 001 /2023

Santo Ângelo, 24 de agosto de 2023.




        Senhor (a) Diretor (a):
            A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santo Ângelo oferece aos concluintes das Escolas de Ensino Médio da região a 25ª edição do Projeto “Descubra a Universidade”, que será realizado no dia 19 de outubro de 2023, iniciando às 8h30min.
          O evento possibilita que os estudantes passem um dia convivendo em ambiente universitário. Além de conhecerem a estrutura da Universidade, os alunos podem entrar em contato com a comunidade acadêmica por meio dos coordenadores, pesquisadores, professores e estudantes de nossos cursos de graduação, devidamente acompanhados por guias da Universidade.
          Ainda, dentro do evento, há a realização do circuito Conexão URI, com participação de equipes formadas por alunos do 3º ano do Ensino Médio das Escolas. O Descubra a Universidade.
          Reiteramos a disponibilidade da URI Santo Ângelo para palestras e visitas no decorrer do ano para todos os estudantes de Ensino Médio. Temos professores capacitados nas áreas das Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde. O agendamento prévio deve ser feito com antecedência no e-mail contato@santoangelo.uri.br ou pelo telefone 55 3201-6202.
          Esperamos contar com todos os alunos concluintes do Ensino Médio, acompanhados dos professores dessa Escola, ressaltando que a programação é organizada pensando na orientação dos estudantes para enfrentar, com mais tranquilidade, os desafios do futuro. Ainda salientamos que a Universidade disponibiliza uma ajuda de custo para o deslocamento.

            Na expectativa de recebê-los em nossa Universidade, subscrevo-me.
                              Cordialmente,


Carlos Lemos
Diretor-Acadêmico
URI Santo Ângelo

Tarefas Conexão URI - 2023

Mobirise Website Builder

Curso de Administração 

02 Pontos - Total:100

Tarefa: Logos e Marcas

Descrição:
● A dinâmica consiste em exercitar o conhecimento dos alunos participantes com relação a fixação dos logos (imagens) e logotipos (nomes) das marcas que serão apresentadas.
● Os alunos vão receber 50 logos e 50 Logotipos. Eles devem identificar a marca e colocar o nome certo.
● As equipes terão o tempo de até 2 minutos.

Pontuação: Cada resposta certa vale 2 pontos, totalizando se acertar todos 100 pontos no final.

Mobirise Website Builder

Curso de Agronomia  

10 Pontos - Total:100

Tarefa: Caixas entomológicas e a “ordem taxonômica”

Descrição:
● O desafio é classificar 10 caixas entomológicas, numeradas de 1 a 10, conforme a “Ordem Taxonômica" a que pertencem, e ser realizado em 2 minutos.
● Todas as caixas entomológicas são de acrílico transparente, do mesmo tamanho, vedadas com fitas transparentes, dentro destas caixas encontra-se um “número X “de pragas agrícolas de lavouras comerciais, pertencentes a mesma “Ordem Taxonômica”.
● A identificação da “Ordem Taxonômica” para as caixas entomológicas, se dará através do NOME DAS ORDENS que estará disponível em uma FICHA plastificada, para os participantes classificá-las.
● Os participantes das equipes, deverão colocar esta FICHA com o nome das ordens, em cima de cada caixa correspondente destas pragas agrícolas.

Pontuação: Cada caixa entomológica classificada corretamente terá validade de 10 pontos, fechando um total de 100 para a equipe, caso gabaritem a atividade.

Mobirise Website Builder

Curso de Arquitetura e urbanismo

10 Pontos - Total:100

Tarefa: Desenho universal e acessibilidade – jogo de memória e acessibilidade

Descrição:
● Ainda existe muito desconhecimento e preconceito quanto às formas de dar conforto às pessoas atendendo às diferentes necessidades. Arquitetura tem o dever de proporcionar às pessoas espaços, lugares e equipamentos que possam atender a diversidade humana. A inclusão passa pelo desenho universal. O Jogo da memória é uma forma lúdica de mostrar que pequenas coisas podem fazer a grande diferença na vida das pessoas, desde crianças até os idosos.
● A equipe deve escolher 2 integrantes para virar cartas; porém todos devem colaborar na atividade.
● A organização irá embaralhar as cartas e dispor sobre a mesa;
● Os 2 integrantes escolhidos para virar as cartas irão tentar formar pares, virando 2 cartas por vez, sendo uma vez cada um e alternados. Os demais integrantes podem ajudar na memorização, mas não podem mexer nas cartas.
● Quanto aos pares de cartas cada dupla de cartas é formada por um problema de acessibilidade e sua solução.

Pontuação: A cada dupla de cartas formada corretamente, a equipe pontua 10 pontos, sendo que a pontuação máxima é de 100 pontos (10 pares de cartas).

Mobirise Website Builder

Curso de BIOMEDICINA

25 Pontos - Total:100

Tarefa: “CONHECENDO O CORPO HUMANO E A BIOMEDICINA”

Descrição:
● Os alunos de cada equipe serão divididos em duplas, totalizando 4 duplas (8 alunos), que deverão trabalhar em sincronia entre si. Ao passar por um circuito de perguntas sobre diferentes cenários do corpo humano e atividades de laboratório de análises clínicas sobre:
         1. Sangue humano;
         2. Teste rápido;
         3. Conhecendo a vidraria de um laboratório;
         4. Particularidades de nosso cromossomo.
● Ao final da prova, cada equipe terá respondido um total de 4 perguntas, reforçando o papel que o profissional biomédico tem como atividade as análises laboratoriais.

Pontuação: Cada resposta valerá 25 pontos, e pontuação máxima de 100 pontos.

Mobirise Website Builder

Curso de CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

40 Pontos inicial - 10Pontos Total:100

Tarefa: Inserção de Nós (valores) em Árvore Binária de Busca

Descrição: Uma Árvore Binária de Busca serve para o armazenamento de dados na memória do computador e a sua subsequente recuperação. Apresenta conceitos importantes para representação e modelagem de dados para Sistemas Computacionais e Banco de Dados.

Equipe: 8 alunos
1 aluno (organizador) receberá uma sequência de números, e os outros 7 alunos receberão valores não repetidos referente a sequência de números.
Estará desenhado no chão uma figura de círculos interligados (representando uma estrutura em Árvore na Computação)

Exemplo da Atividade
Sequência de números que o aluno organizador receberá: 13, 25, 20, 10, 2, 31, 12 (na atividade do Conexão será dada outra sequência)
O aluno organizador deverá posicionar os alunos dentro dos círculos do desenho (árvore) seguindo a ordem da sequência de números recebidos, como segue:

* Os alunos, na ordem da sequência, vão sendo posicionados nos círculos vazios, nos seguintes critérios: número MAIOR À DIREITA e número MENOR À ESQUERDA.

Pontuação: O primeiro círculo preenchido confere a pontuação inicial de 40 pontos e, posteriormente, cada círculo preenchido corretamente 10 pontos (totalizando 100 pontos).

Mobirise Website Builder

Curso de CIÊNCIAS CONTÁBEIS

20 Pontos - Total:100
Multa -20pontos

Tarefa: Casos Contábil

Descrição:
● Os organizadores da prova lançarão aos participantes CINCO perguntas, onde os quais deverão responde-las na tolerância máxima de DOIS minutos.
● Exemplo: Uma empresa comprou 10 mercadorias por R$ 30,00. Vendeu 7 por R$70,00. Qual foi o seu lucro?
                              (a) R$10,00 (b) R$49,00 (c ) R$70,00 (d ) R$40,00

Pontuação: Cada pergunta correta a equipe acumula 20 pontos, totalizando ao final o máximo de 100 pontos se acertarem as 5 questões. Caso a resposta seja incorreta, a equipe será multada em 20 pontos

Mobirise Website Builder

Curso de Direito

30 Pontos - 40 Pontos - 30 Pontos
Total:100

Tarefa: SEJA UM SHERLOCK HOLMES!!

Descrição:
● Cada aluno, na sua vez, deverá escolher um dos locais do Campus da URI Santo Ângelo no tabuleiro, pegar a pista que está ali e levar até a equipe para desvendar os mistérios.
● Será dado um caso e os alunos terão que descobrir: a) o assassino; b) o motivo do crime; c) a arma utilizada.
● Para descobrir a pista, devem ser unidas as partes para formar a palavra correspondente: a) pista do assassino (3 partes); b) pista do motivo (4 partes); c) pista da arma utilizada (3 partes).

● Exemplo: Pista da arma (2 partes)
● Parte 1: 4ª nota musical (FÁ)
● Parte 2: local de habitação – SA (CASA – SA = CA)
ARMA: FACA

● CASO: Durante uma ronda noturna, um policial encontrou o corpo do Sr. Adamastor Pitágoras com várias perfurações no corpo. Ele era um político conhecidíssimo na cidade e foi assassinado após a sua ida ao cinema, quando voltava a pé para casa. Sua esposa, Sra. Jaqueline Pitágoras reconheceu o corpo, mas disse não fazer ideia de quem poderia ter realizado esse crime terrível. Ocorre que o Sr. Adamastor tinha muitos desafetos, um deles era o seu rival político Ricardo Mello, exímio atirador e colecionador de vários tipos de armas.
● Além disso, um antigo namorado da Sra. Jaqueline, Sr. Janildo Pereira, nunca se conformou com o fim do relacionamento e com o casamento desta com Adamastor. Diante dessas situações, descubra: a) quem foi o assassino do Sr. Adamastor Pitágoras; b) qual o motivo do crime; c) qual foi a arma utilizada no crime. O jogo já começou!

Pontuação:
a) pista do assassino (3 partes, 10 pontos cada) = 30 pontos
b) pista do motivo (4 partes, 10 pontos cada) = 40 pontos
c) pista da arma utilizada (3 partes, 10 pontos cada) = 30 pontos
TOTAL: 100 PONTOS
 

Mobirise Website Builder

Curso de Educação Física

10 Pontos - Total:100

Tarefa: CHUTE A GOL

Descrição:
● Cada equipe deverá se posicionar em uma coluna de frente para a goleira, que estará distante 5m, intercalando um menino e uma menina. Será disponibilizada uma bola de futsal. Um integrante de cada vez, deverá chutar a bola a partir da marca delimitada no chão em uma goleira de 50cm de largura por 40cm de altura colocada a uma distância de 5m da marca.
● Cada vez que um integrante da equipe realizar o chute deverá ir para o final da coluna, até todos chutarem, sucessivamente, durante o período de 2 minutos.

Pontuação: A cada gol realizado soma-se 10 pontos para a equipe até o total de 100 pontos. O término da prova acontecerá quando acabar os 2 minutos, ou quando a equipe converter 10 gols (se estes acontecerem antes de acabar os dois minutos)

Mobirise Website Builder

Curso de Enfermagem

25 Pontos - 50 Pontos - 75 Pontos
Total:100

Tarefa: Atendimento à Parada Cardiorrespiratória

Descrição:
● A equipe deverá realizar compressões torácicas.
● As mesmas deverão ser realizadas no boneco disponibilizado e feito imediatamente. Para isso, é preciso posicionar as mãos corretamente, no centro do tórax, sobre o osso esterno.
● Fazer compressões firmes e profundas, a uma taxa de pelo menos 100 a 120 compressões por minuto. Na sequência a equipe deverá administrar ventilação artificial.
● Serão feitas duas ventilações após cada série de 30 compressões torácicas. Para a simulação realística será utilizado um boneco.
Pontuação:
25 pontos: menor número de compressões que o ideal, sem ventilação;
50 pontos: menor número de compressões que o ideal, com ventilação parcial;
75 pontos: compressões corretas, mas com ventilação parcial;
100 pontos: compressões e ventilação corretas. 

Mobirise Website Builder

Curso de Engenharia Civil

25 Pontos - Total:100

Tarefa: CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS COM O KIT MOLAS

Descrição:
●Os estudantes, no ensino médio, terão a oportunidade prática de compreender as tensões estruturais através de uma breve construção utilizando os equipamentos disponíveis no Kit Mola. Para isso deverão integrar os conceitos de física à prática, abordando temas como equilíbrio em pontos e as tensões presentes em vigas e pilares.
●Na tarefa será apresentado um kit para a equipe, composta por oito participantes, que terão o desafio de desenvolver, em um prazo máximo de 2 minutos, a estrutura apresentada em três imagens correspondente às etapas construtivas, sendo divididas em partes.

Pontuação:
Parte 1 montada corretamente: 25 pontos
Parte 2 montada corretamente: 25 pontos
Estrutura montada e unida corretamente: 50 pontos
Sem estrutura: 0 pontos
Obs.: Os valores são acumulativos conforme a conclusão das etapas 

Mobirise Website Builder

Curso de Engenharia Elétrica

Média Participantes
Total:100

Tarefa: Labirinto Elétrico

Descrição:
● Neste desafio será explorado o conceito de um circuito elétrico aberto ou fechado. Para isto, ter-se-á o Labirinto Elétrico, que consiste em um percurso entre dois pontos em que cada participante deverá percorrer com uma argola sem encostar no meio físico (arame ou fio).
● Caso o aluno encoste a argola no arame durante a prova (circuito fechado) um sinal sonoro ou luminoso indicará esta ação e o próximo participante assumirá o lugar.
● Durante o percurso haverá marcações referentes a pontuação alcançada por cada integrante (com espaços de 10 pontos), ou seja, quanto mais próximo do final do percurso, mais próximo da nota máxima o integrante chegará.

Pontuação:
● A nota final da equipe será a média de pontos obtidos entre os 8 participantes da prova.
● Cada equipe terá um tempo total de 2 minutos para concluir a prova e alcançar a pontuação máxima de 100 pontos.

Mobirise Website Builder

Curso de Engenharia Mecânica 

20 Pontos - Total 100

Tarefa: sistema de engrenagens

Descrição:
● A ideia é montar um sistema de engrenagens, no qual todas estão misturadas sobre uma mesa, juntamente com algumas engrenagens que não se encaixam no sistema. Após conseguir encaixar 5 (cinco) engrenagens corretas, deve-se realizar o teste do sistema, que consiste em girar uma engrenagem mestre que irá transmitir movimento por todo o sistema.

Pontuação:
● Cada engrenagem certa contabiliza 20 pontos.

Mobirise Website Builder

Curso de Farmácia 

25 Pontos - Total 100

Tarefa: Armazenamento e uso de medicamentos.

Descrição:
● Os alunos de cada equipe serão divididos em duplas, totalizando 4 duplas = 8 alunos, que deverão trabalhar em sincronia entre si, ao passar por um circuito de perguntas sobre diferentes aspectos de armazenamento e uso de medicamentos.
● Ao final da prova, cada equipe terá respondido um total de 4 perguntas. As perguntas serão relacionadas a diferentes aspectos relacionados à identificação de plantas medicinais, armazenamento de insulina, uso de medicamentos na dengue, e cuidados com os medicamentos para bebê.
Quatro atividades assim divididas:
● Identificação de plantas medicinais.
● Armazenamento de insulina.
● Uso de medicamentos na dengue.
● Cuidados com os medicamentos para bebê.

Pontuação:
● cada questão correta valerá 25 pontos, e se todas estiverem corretas 100 pontos serão computados a equipe.

Mobirise Website Builder

Curso de Fisioterapia 

25 Pontos - 50 Pontos - 75 Pontos - Total:100

Tarefa: Identificando o tratamento adequado para cada caso clínico

Descrição:
● Inicialmente os participantes receberão quatro casos clínicos, onde estará descrita a lesão e como a mesma aconteceu;
● A partir dessas informações os alunos deverão optar por um tipo de tratamento, que será identificado por quatro diferentes equipamentos usados em diferentes áreas da fisioterapia;
● Após a escolha do tratamento aos quatro casos clínicos será realizada a contagem dos pontos.

Pontuação: 25 pontos: Apenas um tratamento está correto;
50 pontos: Apenas dois tratamentos estão corretos;
75 pontos: Três tratamentos corretos;
100 pontos: Todos (quatro) estão corretos.

Mobirise Website Builder

Curso de Medicina Veterinária 

25 Pontos - 50 Pontos - 75 Pontos Total 100

● Tarefa: Identificação das estruturas do coração

Descrição:
● A equipe receberá um cubo de papel e um Tablet, com um aplicativo de realidade aumentada, em que os alunos visualizarão um coração e suas estruturas em 3D. Nesta tarefa os alunos terão que observar o órgão e baseado no estudo, relacionar a imagem com a que será disponibilizada em folha impressa, adicionando as informações disponíveis nos cartões, que são condizentes com as estruturas apresentadas no aplicativo. 


Pontuação:
● A pontuação se dará de acordo com o número de acertos em cada localização anatômica:
25 pontos para 01 acerto;
50 pontos para 02 acertos;
75 pontos para 03 acertos;
100 pontos para 04 acertos. 

Mobirise Website Builder

Curso de Psicologia

25 Pontos - 50 Pontos - 75 Pontos
Total 100

Tarefa: Descobrindo as semelhanças

Descrição:
● O(A) coordenador(a) responsável explica que a tarefa consiste na equipe identificar uma característica em comum, ou seja, no mínimo uma semelhança entre duas palavras-estimulo. O tempo de resposta será de 2min.
● Será feita a seguinte pergunta:
Exemplo:
● O que (a)_____________________e a ______________têm em comum?
● Cada equipe deverá responder quatro (4) perguntas. 

Pontuação:
25 para um acerto;
50 para dois acertos;
75 para três acertos;
100 para quatro acertos. 



Ficha de Inscrição


Inscrições encerradas

Rua Universidade das Missões, 464 - CEP: 98.802-470 Santo Ângelo-RS - Fone : (0XX) 55 3313 7900 © Copyright 2023 Mobirise - All Rights Reserved