PALESTRA SOBRE SAÚDE DA COLUNA FOI O TEMA DO SEGUNDO DIA DA XXVI SIPAT
A URI Campus Santo Ângelo deu continuidade à XXVI Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) nesta terça-feira, com uma palestra ministrada pela fisioterapeuta Juliana Dalla Vechia.
O evento, que visa promover a saúde e a segurança no ambiente de trabalho, abordou o tema “Coluna Saudável e Educação em Dor”, desafiando mitos comuns sobre postura e dor nas costas.
A coordenação das atividades ficou a cargo da cipeira Lizete Dieguez Piber, que introduziu a sessão cultural com a apresentação da dupla Luiz Henrique Walter e Matheus Seibert. Após o momento cultural, Juliana Dalla Vechia foi convidada ao palco para compartilhar seus conhecimentos sobre a saúde da coluna.
Durante sua apresentação, Dalla Vechia questionou a crença popular de que manter uma postura reta é essencial para evitar dores nas costas, explicando que a postura tem mais uma função social do que de saúde. “A melhor postura é sempre a próxima”, citou, referindo-se a um ditado comum na fisioterapia que enfatiza a importância da movimentação e da mudança de postura.
A fisioterapeuta também abordou o tema do impacto físico na coluna, especialmente em corredores, desmentindo a ideia de que o impacto é prejudicial. Pelo contrário, ela destacou que o impacto pode fortalecer o disco da coluna, contrariando outra crença popular.
Os principais vilões da saúde da coluna, segundo Juliana, incluem o sedentarismo, permanecer por longos períodos na mesma posição e a falta de mobilidade. Ela enfatizou a importância de pausas frequentes, a prática de ginástica laboral, a variação na forma de sentar e a realização de exercícios físicos como medidas preventivas.
Para encerrar, a especialista ressaltou a necessidade de uma constante atividade física para preparar o corpo para o trabalho e a rotina diária, deixando uma mensagem provocativa: “Quem não arrumar tempo para a saúde vai ser obrigado a arrumar tempo para a doença”.
A SIPAT prossegue com a palestra “Redes sociais: Conexão pessoal e profissional”, ministrada pelo Dr. Carlos Alberto Júnior, marcada para as 13h30 do terceiro dia do evento, prometendo mais insights valiosos para a comunidade acadêmica e profissional.