PALESTRA PREVENTIVA DO CÂNCER DE MAMA NO OUTUBRO ROSA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, CIPA, promoveu na tarde de quarta-feira, dentro das ações do Outubro Rosa, palestra tendo como tema – Câncer de mama: Sinais, Sintomas e Prevenção.

A professora e integrante da CIPA, Saúde Ocupacional da URI, Thais Faccim de Brum, fez a saudação inicial aos presentes, passando a palavra para a colega e professora do curso de Enfermagem, Carine Amabile Guimaraes.

O câncer de mama é uma doença grave que leva várias mulheres à morte todos os anos, sendo ele a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

A enfermeira Carine, enfatizou que o câncer de mama é uma doença silenciosa, o que pode dificultar o diagnóstico precoce, sendo fundamental a observação frequente da mama de modo a verificar-se alterações. Surgimento de nódulos, alterações na pele e eliminação de líquido pelos mamilos podem ser sinais da doença.

Ressaltou que, para um diagnóstico precoce, é fundamental que todos conheçam bem o seu corpo, começando pelo autoexame, e, ao observar alterações, procurem imediatamente um médico.

Além disso, é importante que a mulher procure o ginecologista regularmente para a realização de exames de rotina, os quais incluem o exame clínico da mama e exames de imagem, como ultrassonografia e mamografia.