VI Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica – CIECITEC

10 e 11 de outubro de 2024

Dia 10/10/2024 (Quinta-feira)

8h30min-9h – Abertura

9h-10h30min – Conferência de Abertura VI CIECITEC – Dr. Enrico Bocciolesi Universidade de Urbino – Itália

“Pedagogía y literacidad en la época de las IA”

La propuesta pedagógica aborda cuestiones educativas y formativas alrededor de la difusión del término literacidad en un marco de fragmentación social. La dimensión sistémica de las dinámicas de subalternidad asombran la percepción de significantes y significados por estas razones se convierte en algo imprescindible de conocer. Se presentarán cuestiones desafiantes y nuevos retos en la educación para la liberación.

10h30min-12h – Seção Plenária 1

12h-13:30 – Intervalo/Almoço

13h30min-15h30min – Seção Plenária 2

15h30min-16h – Intervalo/Coffee Break

16h-17h30min – Mesa Redonda 1: “Produtos Educacionais: Inovação e Impacto Social no processo de avaliação”. Dr. Nelson Luiz Reyes Marques (IFSUL), Dr. Italo Gabriel Neide (UNIVATES) e Dr. Welberth Santos Ferreira (UEMA).
Mediador: Dr. João Carlos Krause

19h30min-21h – Conferência 1: Dra. Sani de Carvalho Rutz da Silva
PPG Ensino de Ciências e Tecnologias – UTFPR – Brasil

Competências digitais de professores para o uso de tecnologias na perspectiva Inclusiva

Nesta palestra apresentar-se-á e discutir-se-á o “Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores–DigCompEdu”, organizado pela Comissão Europeia a fim de promover o desenvolvimento das competências digitais em educadores. O quadro, que partiu de uma série de discussões e deliberações, objetiva oferecer uma base comum, com uma linguagem lógica para se desenvolver, comparar e discutir distintos instrumentos para o desenvolvimento da competência digital dos educadores.

Dia 11/10/2024 (Sexta-feira)

8h30min-10h – Mesa Redonda 2: Desafios e Estratégias para a Inclusão: Experiências e Boas Práticas na Educação Básica. Me. Liciara Daiane Zwan – IFFar, Me. Adriana Tenir Egéa de Oliveira – Esc. Est. José Aparecido Ribeiro – Nova Mutum – MT, Mestranda Monica Franciele Lucca Bortolato – Esc. Est. Pedro II – Santo Ângelo – RS.
Mediador Dr. Luciano Andreatta Carvalho da Costa – UERGS

10h-10h30min – Intervalo/Cofee Break

10h30min-12h – Conferência 2: Dr. Miguel López Melero Universidade de Malaga – Espanha

Educación crítica y Equidad Educativa. El valor de la diferencia en uma escuela sin exclusiones.

La conferencia tiene como objetivo contextualizar históricamente el estado de la sociedad y la escuela pública. Se mencionan los momentos difíciles que se están viviendo en el mundo, desde la crisis climática hasta la pandemia de COVID-19. Se destaca la deshumanización del mundo, caracterizado por valores como la intolerancia, el individualismo y la competitividad. Esta deshumanización alimenta el avance del pensamiento ultraconservador, influenciado por un modelo educativo segregacionista. Se compara la crisis en la educación con la crisis climática, económica y democrática, destacando la importancia del amor y el respeto como elementos humanizadores. Se aboga por un cambio cultural que promueva una ciudadanía culta, solidaria y justa, basada en los Derechos Humanos y en una eco-pedagogía que restaure la humanidad perdida.

12h-13:30 – Intervalo/Almoço

13h30min-15h30min – Seção Plenária 3

15h30min-16h Intervalo/Cofee Break

16h-17h30min – Conferência de Encerramento: Dra. Maria Teresa Egler Mantoan Faculdade de Educação – UNICAMP – Brasil

“A escola que queremos para todos”.

Trataremos das condições pelas quais a escola se abre à diferença de cada aluno. Tais condições dizem respeito à concepção inclusiva dos processos de ensino e de aprendizagem. Focaremos também a Educação Especial nesse contexto e o papel do Atendimento Educacional Especializado, com vistas ao atendimento do público dessa modalidade de ensino.

17h30min-18h – Encerramento