1. Formação de professores de Ciências e Matemática:

Análise de programas e políticas de formação de professores da área de ciências e matemática na graduação, na pós-graduação e em serviço; avaliação de modelos e práticas de formação de professores para diferentes níveis e modalidades de escolaridade; desenvolvimento profissional de professores; saberes docentes; práticas reflexivas.

2. Ensino de Física, Biologia, Química, Matemática e Estatística:

Essa área temática tem como foco (objetivo) compreender os processos históricos do conhecimento e a gênese das ideias nessas áreas do conhecimento, de maneira a contribuir com novas estratégias de ensino que tragam mudanças conceituais e construção de novos conhecimentos nas áreas.

3. Ensino de Engenharia, Educação Profissional e Tecnológica (EPT):

Tem como proposta discutir as problemáticas relacionadas aos processos de formação na educação profissional, com ênfase nas engenharias e nos cursos superiores de tecnologia. A atuação/formação do docente na EPT; inovações curriculares nos cursos profissionalizantes de uma maneira geral, e especificamente nas engenharias e tecnologias; inovações e novas práticas pedagógicas e curriculares na EPT são alguns dos temas possíveis a serem vinculados a essa área temática.

 4.  Educação Científica e Tecnológica e Estudos (CTS/CTSA):

Propõe ser um espaço de interlocução entre professores, estudantes e pesquisadores voltados para a reflexão e problematização da educação científica e tecnológica a partir dos Estudos CTS/CTSA. Entre outros aspectos, interessa aprofundar as contribuições desses estudos na educação, debater as articulações que vêm sendo realizadas entre os trabalhos de investigação em ensino de ciências e tecnologias- seja nas modalidades da educação formal e não formal – e os Estudos CTS/CTSA, bem como pensar os rumos do campo da Educação CTS/CTSA relacionada aos problemas e demandas latino-americanos locais e regionais.

5. TIC no Ensino-aprendizagem de Ciências e Tecnologia:

Artigos trazendo resultados de pesquisas empíricas ou teóricas, concluídas ou em andamento, tratando do emprego de TIC no ensino. Os trabalhos podem abordar todos os níveis de ensino, do básico ao universitário. Os assuntos possíveis incluem estudos de casos, desenvolvimento de produtos e metodologias, comparações entre abordagens, dentre outras.

6.  Educação Inclusiva:

Contextos de formação e práticas pedagógicas para o Ensino de Ciência e Tecnologia: traz como escopo o debate de propostas cientificas que atentem sobre o processo de escolarização de pessoas com deficiência intelectual: física, auditiva, visual entre outras, visando a construção de metodologias inovadoras que atendam o processo de inclusão educacional tendo como foco o Ensino de Ciência e Tecnologia.

7. Educação Ambiental:

Objetiva a apresentação de artigos que evidenciem as relações entre Educação Ambiental e Educação em Ciências; educação para o desenvolvimento sustentável; educação para a sustentabilidade.

8. História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Educação em Ciências:

Objetiva tratar da história e filosofia da ciência na Educação em Ciências; epistemologia e Educação em Ciências; estudos historiográficos e Educação em Ciências; natureza da ciência e Educação em Ciências; estudos da ciência e Educação em Ciências; sociologia do conhecimento científico e Educação em Ciências.

9. Educação em Saúde:

Tem como escopo as relações entre educação em saúde e Educação em Ciências; educação popular em saúde; promoção da saúde; formação docente e profissional em saúde.

10. Avaliação e Educação em Ciências:

Objetiva tratar sobre os aspectos metodológicos de avaliação; abordagens e práticas de educação; indicadores de desempenho na educação; avaliação de sistema; estudos comparativos internacionais relacionados à Educação.