Normas do SIIC

fResumo

a) O resumo é uma apresentação concisa e seletiva dos pontos relevantes do trabalho e deve ressaltar o que se buscou solucionar e explicar, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho. Deve ter 300 a 500 palavras.

b) O resumo deve ser escrito em parágrafo único e conter os seguintes elementos essenciais: introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusões/considerações. Devem, também, ser indicadas três palavras-chave.

Obs.: Os resumos dos alunos bolsistas de IC e Extensão da URI serão obtidos a partir dos Relatórios Finais inseridos no SPURI.

Resumo Expandido (somente para trabalhos de Pós-Graduação – Lato e Stricto Sensu)

Modelo de Resumo Expandido – Clique Aqui

a)      O texto dos originais deve ter, no máximo, duas (02) páginas e apresentar Título, Autores, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões/Considerações finais, Referências e Agradecimentos (opcional).

b) O texto deve ser apresentado em formato Word for Windows, versão 2007 ou superior, com tamanho máximo do arquivo de 2 MB e pode ser redigido em português, inglês ou espanhol.

c) Deve ser em formato A4, espaçamento simples, letra Arial tamanho 12 e margens esquerda e superior de 3cm e inferior e direita de 2cm.

d) O resumo expandido deve ser anexado no ato da submissão do trabalho.

e) Os trabalhos não devem conter figuras, gráficos ou tabelas. Caso os autores queiram colocar agradecimentos ou mencionar instituições financiadoras, devem fazê-lo ao final do texto do trabalho. Os trabalhos expandidos, na forma de resumo, serão incluídos nos Anais do XIX Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, on line, contendo todos os trabalhos de todas as áreas. Serão selecionados 20 trabalhos para exposição em plenária. Os demais serão apresentados na sessão de pôsteres.

Observações:

a) Os conceitos e afirmações contidas nos artigos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

b) Todos os trabalhos que envolvam animais ou seres humanos devem fazer referência ao protocolo de aprovação, na Ficha de Inscrição, campo observação.

c) Os textos serão avaliados pela Comissão Científica.

d) Os trabalhos aceitos serão divulgados na página do evento.

III Colóquio Tecnológico da URI –

a) Podem ser inscritos no III Colóquio Tecnológico da URI, trabalhos relacionados a Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico – RS (SCIT/RS).

b) Os participantes do III Colóquio Tecnológico devem submeter um resumo conforme orientações contidas no item Resumos.

c) Os trabalhos selecionados para apresentação no III Colóquio Tecnológico da URI serão divulgados na página do evento.

d) Para apresentação do trabalho, o/s autor/es deverá/ão elaborar um pôster conforme orientações contidas no item Pôster.

3 ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS:

Pôster

a) O pôster deve ter as dimensões máximas de 0,90m de largura por 1m de altura.

b) Devem constar no pôster:

- nome da instituição de origem ou sigla (maiúsculas);

- grupo de pesquisa a que o projeto está vinculado;

- área de conhecimento (para IC, conforme inscrição no evento) ou área temática (para projetos de Extensão, conforme inscrição);

- título do trabalho (maiúsculas);

- nome do bolsista;

- nome do orientador;

- órgão financiador da bolsa (URI, CNPq, FAPERGS, outros…), quando for o caso;

- conteúdo do texto: introdução/objetivos; metodologia; resultados e discussão, conclusões, referências.

c) O pôster deve ser claro e objetivo, utilizando o mínimo de texto, priorizando figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis. As informações devem ser organizadas de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas.

Exposição Oral em Plenária

a)      A apresentação deve ser elaborada em formato ppt ou pptx (Power Point), contendo os seguintes elementos essenciais:

- nome da instituição de origem ou sigla;

- grupo e linha de pesquisa a que o projeto está vinculado;

- título do trabalho;

- nome do bolsista;

- nome do orientador;

- órgão financiador da bolsa (FuRI, CNPq, FAPERGS, outros…);

- conteúdo do texto: Introdução/Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências.

4 INFORMAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO

Pôster

a) Afixar o pôster no local e horário informado quando do aceite do trabalho.

b) Estar presente no local durante todo o tempo da seção de pôsteres, conforme programação do evento.

c) Os pôsteres deverão permanecer expostos até o final da sessão, quando deverão ser retirados.

 

Exposição Oral em Plenária

a) O apresentador deverá estar no local, no mínimo, 30 minutos antes do horário previsto para a sessão plenária. Os locais e horários de apresentação serão divulgados na página do evento. b) O trabalho deverá ser apresentado em 10 minutos; serão concedidos mais 5 minutos para comentários e questionamentos da banca.

c) Nas salas para apresentação das plenárias estarão à disposição os seguintes equipamentos: computador equipado com entrada USB (Pen drive), contendo o software Microsoft Power Point versão 2007 ou superior.

Apoio



Realização