Orientações
1. INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO
1.1 Resumo (até 2000 caracteres ou 500 palavras)
Partes de um resumo:
- As partes de um resumo devem ter uma progressão lógica, isto é, objetivos (o que, para quê e qual o ponto de partida), métodos (como), resultados (o que constatamos) e conclusões.
- Objetivos: devem indicar, clara e exatamente, que metas foram estabelecidas para a pesquisa.
- Metodologia/Métodos: deve ser indicado como a pesquisa foi executada.
- Resultados: os resultados da pesquisa devem ser organizados de acordo com a proposta metodológica do trabalho. Assim, devem ser descritos os resultados encontrados.
- Conclusões: deve ser apresentada uma conclusão lógica, na qual devem constar as questões fundamentais da pesquisa. Os objetivos foram alcançados? Se não foram totalmente, em que nível o foram?
O resumo deverá ser cadastrado na página Web, no momento da inscrição, elaborado num editor de textos (Microsoft Word, OpenOffice, StarOffice, etc.), no formato Rich Text (.rtf) ou Documento do Word (.doc, .docx), sem formatação e sem figuras, com um máximo de 500 palavras ou 2000 caracteres. Palavras-chave no máximo 3 (três).
Obs: verificar se o resumo apresenta rigor e clareza e se expressa as fases fundamentais da pesquisa de forma coerente.
1.2 Artigo
- Os trabalhos deverão ser encaminhados, via Internet, com texto em fonte Times New Roman – tamanho 12, de cor preta, elaborado num editor de textos (Microsoft Word, OpenOffice, StarOffice, etc.), no formato Rich Text (.rtf) ou Documento do Word (.doc, .docx).
- Os artigos deverão ser digitados em espaço 1,5 com a extensão máxima de 6 páginas, incluindo referências (tabelas, gráficos e ilustrações).
- O texto obrigatoriamente deverá ter o alinhamento justificado, com margens superior e esquerda de 3cm e à direita e inferior de 2 cm, em papel tamanho A4, observando as seguintes normas:
- não numerar as páginas;
- não deverão existir tabulações no texto;
- as imagens e figuras devem ser inseridas em formato e resolução adequados, com as legendas e indicações em tamanho compatível com o texto;
- os gráficos e ilustrações devem ser inseridos no texto do documento como figuras centralizadas.
- O título do artigo deve ser centralizado e em negrito.
- O(s) nomes do(s) autor(es), por extenso, deverá(ão) ser colocado(s) abaixo do título, com alinhamento à direita, seguido(s) de asteriscos que serão repetidos no rodapé, especificando a titulação e a vinculação institucional do(s) autor(es), e email.
- O formato do artigo estabelece para a estruturação do texto os seguintes elementos: título; nome(s) do(s) autor(es); resumo em língua portuguesa (200 palavras); palavras-chave em português (3 termos). O corpo do texto iniciará logo abaixo do resumo em português e das palavras-chave e deve apresentar as seguintes partes ou elementos: introdução, desenvolvimento e conclusão. No final do corpo do texto, deve ser colocado o Abstract em língua inglesa (200 palavras), as palavras-chave em inglês (3 termos), as referências bibliográficas, os anexos e apêndices (se houver).
- Notas: Devem ser evitadas as notas no rodapé ou no final. As citações deverão ser feitas utilizando o sistema autor data. Ex: (SIMÕES, 2002)
- Citações: Até 3 linhas no corpo do texto, citações maiores em destaque, recuadas 4 cm à esquerda em espaço simples e tamanho 10.
- As referências bibliográficas deverão ser digitadas segundo as normas da ABNT (6023: agosto 2002) e incluir somente as obras mencionadas no texto.
a) Para livros, deverão ter o seguinte formato: SOBRENOME DO AUTOR, nome do autor.Título do livro. Local de publicação: nome da editora, data da publicação (incluir, entre o título do livro e o local de publicação, o número da edição, quando não for a primeira, usando para tanto o formato: número da edição em algarismo arábico. ed.)
Exemplo:MANNONI, Octave. Freud: uma biografia ilustrada. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.b) Para artigos publicados em periódicos, deverão ter o seguinte formato:
SOBRENOME DO AUTOR, nome do autor. Titulo do artigo. Nome do periódico, série do periódico, local de publicação, v. (volume do periódico), p. (intervalo de páginas em que o artigo está contido), data.
Exemplo:NASCIMENTO, Sandra. Cânone e vestibular: exclusão, eleição e recorrência no vestibular da UFMG.Educação em tese, 2a série, Belo Horizonte, v. 1, n. 4, p. 101–107, 2003.c) Para eventos científicos ou trabalhos apresentados e publicados, deverão ter os seguintes formatos:
SOBRENOME DO AUTOR, nome do autor. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento., ano de realização, local. Título. Local: nome da editora, ano de publicação. p. (página inicial-final).
Exemplo:SCLIAR-CABRAL, Leonor. O conceito de letramento: uma questão polêmica. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL, 6., 1994, João Pessoa. Anais do VI Encontro Nacional da ANPOLL. João Pessoa: Editora da UFPB, 1995. v. 2, p. 1276-1282.d) Para fontes eletrônicas online, deverão ter os seguintes formatos:
AUTORIA. Título. Fonte (se for publicado). Disponível em: <endereço eletrônico> Acesso em: data (dia, mês, ano).
Exemplo:MOURA, G. A. C. de M. Citação de referências e documentos eletrônicos. Disponível em: <http://www.elogica.com.br/users/gmoura/refere.html > Acesso em 09 out. 1996. - A Comissão CIentífica do evento reserva-se o direito de recusar os trabalhos que não atendam rigorosamente às normas explicitadas acima.
- Os critérios norteadores para a aceitação dos artigos pela Comissão científica e editorial são, fundamentalmente, a relevância científica e a clareza dos textos apresentados.
- A Comissão Científica comunicará se o artigo foi aceito ou mesmo recusado para publicação nas ACTA.
- Os conceitos e afirmações contidas nos artigos serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
1.3 Pôster
Os pôsteres deverão conter os seguintes itens, nessa ordem:
- nome da instituição de origem ou sigla (maiúsculas);
- grupo e linha de pesquisa a que o projeto está vinculado;
- área de conhecimento (CNPQ) ou Área temática (extensão);
- título do trabalho (maiúsculas);
- nome do bolsista;
- nome do orientador;
- órgão financiador da bolsa (FURI, CNPq, FAPERGS, Outros…), quando for o caso;
- conteúdo do texto constará de:
- introdução;
- material e métodos;
- resultados e discussões;
- referências bibliográficas.
O pôster deverá ter tamanho compatível para ser lido a 2m de distância. Para cada pôster será reservado um espaço de 0,90m de largura por 1m de altura.
Os apresentadores serão responsáveis pela colocação e retirada de seus pôsteres, nos horários indicados na programação.
Obs.: o pôster deve conter ilustrações e o mínimo de texto.Faça download do Template – Clique aqui
1.4 Exposição Oral em Plenária
As transparências e/ou slides da apresentação deverão conter os seguintes itens:
- nome da instituição de origem ou sigla (maiúsculas);
- grupo e linha de pesquisa a que o projeto está vinculado;
- título do trabalho (maiúsculas);
- nome do bolsista;
- nome do orientador;
- órgão financiador da bolsa (FURI, CNPq, FAPERGS, Outros…).
- Conteúdo do texto constará de:
- introdução;
- material e métodos;
- resultados e discussões;
- referências bibliográficas;
1.5 Resumo Expandido – OPCIONAL
Organização e apresentação do resumo expandido:
- O texto do resumo expandido deve ser estruturado em Título, Área Temática, Resumo, Palavras-chave, Abstract, Key-Words, Introdução, Procedimentos Metodológicos, Resultados e Discussão, Considerações Finais e Referências.
- O resumo expandido deverá ocupar o mínimo de Três e o máximo de cinco páginas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras.
- O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens superior, inferior, e direita de 2 cm, e esquerda de 3 cm. Deve ser empregada fonte arial, corpo 12, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples.
- As citações constantes do texto (referenciadas) devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT.
- Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não são aceitas na elaboração do resumo expandido.
- A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.
- O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Arial, corpo 14, em negrito, justificado. Lembrando que o título do resumo expandido deve ser claro, objetivo e específico.
- O resumo poderá ter no máximo 1 autor e 4 co-autores. O(s) nomes do(s) autor(es), por extenso, deverá(ão) ser colocado(s) abaixo do título, com alinhamento à direita, seguido(s) de asteriscos que serão repetidos no rodapé, especificando a titulação e a vinculação institucional do(s) autor(es), e email.
- A seção Resumo deve ter no máximo 350 (trezentas e cinqüenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e considerações finais do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente ao lado da palavra “RESUMO:” (maiúscula seguida de 2 pontos). Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado em parágrafo único.
- Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “PALAVRAS-CHAVE:” e, na mesma linha, serão incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula” e que não devem estar presentes no TÍTULO.
- Logo após as palavras-chave, pulando uma linha, deve-se escrever o “ABSTRACT:” em inglês, bem como, as “KEY-WORDS:”.
- A seção Introdução deve ser breve e conter, no máximo, 1000 (um mil) palavras, onde se deve redigir contextualização inicial, justificativa e importância do tema, objetivo e contextualização final. O tópico deve ser escrito como “1. INTRODUÇÃO” .
- A seção “2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS” deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou metodologias de análises qualitativas e/ou quantitativas empregadas. Não deve exceder 1000 (um mil) palavras.
- A seção “3. RESULTADOS E DISCUSSÃO” deve conter os resultados obtidos, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve interagir com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
- As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser gravadas no programa word para possibilitar possíveis correções. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de figuras e tabelas. Antes de cada tabela ou figura deve-se fazer no texto, imediatamente precedente, a chamada para o número do objeto. Ex.: (…) conforme Tabela 01. Não usar os termos “acima” ou “abaixo”.
- A seção “4. CONSIDERAÇÕES FINAIS” deve ser elaborada a partir dos resultados relevantes que respondam ao objetivo proposto, acompanhado da finalidade do estudo e apontando possível continuidades. Deve-se, ainda, expressar os agradecimentos ao órgão que concedeu a bolsa, às instituições e às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa (exceto o professor orientador) seja em forma de apoio financeiro, de infra-estrutura ou científico. Não deve exceder 300 (trezentos) palavras.
- Na seção Referências devem ser listadas apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores devem ser separados por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer à norma vigente (10250) da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT.