Coordenação

  • Cinara Valency Eneas Mürmann
  • E-mail: cinara@san.uri.br
  • Telefone para Contato: (55)3313-7900

Investimento

Taxa de Inscrição:

  • Acadêmicos da URI - R$ 80,00
  • Acadêmicos de Outras Instituições - R$ 90,00
  • Professores da URI - R$ 90,00
  • Profissionais da Educação Física e áreas afins - R$ 100,00
  • Outros - R$ 110,00
  • Oficina Isolada - R$ 30,00

NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO NA XVI MOSTRA DE PESQUISA ENSINO E EXTENSÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A XVI MOSTRA DE PESQUISA ENSINO E EXTENSÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA é um evento promovido pelo Curso de Graduação em Educação Física – Licenciatura e Bacharelado da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Campus Santo Ângelo - RS e tem como objetivo proporcionar um espaço de debate de questões relevantes da área da educação física, bem como apresentar o resultado da produção científica acadêmica e de extensão na forma de apresentação oral.   

DATA:  01/09/2025

HORÁRIO:  21h30min

LOCAL: AUDITÓRIO DO TECNOURI

 

1. INSCRIÇÃO/SUBMISSÃO:

DATA LIMITE PARA A SUBMISSÃO DE RESUMOS:  29 de agosto de 2025.

Os trabalhos em forma de resumo deverão ser enviados somente através do e-mail: cinara@san.uri.br, até o dia 29/08/2025, constando no corpo do e-mail os seguintes itens: 

A) Área Temática

B) Modalidade Científica (Informações no item 2), sendo que o trabalho deverá ser anexado através de arquivo doc. 

Para a submissão de trabalhos o participante deverá estar inscrito no evento XXI Semana Acadêmica do Curso de Educação Física da URI – Campus Santo Ângelo, com a taxa de inscrição paga, segundo orientações abaixo:  

VALOR DA INSCRIÇÃO POR TRABALHO:

Resumo Simples - R$ 10,00

Resumo Expandido – R$ 15,00

Este valor deverá ser pago até o dia 29 de agosto de 2025 na secretaria do Curso de Educação Física. Caso o valor não seja pago até esta data, o trabalho será desclassificado. 

 

2. CRITÉRIOS PARA A SUBMISSÃO:

Todos os trabalhos deverão seguir as orientações e o formato, abaixo, critério este que será observado para a avaliação dos Resumos. Cada trabalho deverá configurar-se numa das seguintes áreas temáticas e modalidades científicas:

A) FORMA DE APRESENTAÇÃO:

a) Pôster

 

B) ÁREAS TEMÁTICAS:

1. Atividade Física, Saúde e Treinamento Esportivo

2. Pedagogia do Movimento Humano

3. Desenvolvimento Humano, Saúde e Educação

4. Educação Física Escolar

5. Formação Profissional e Mundo do Trabalho

6. Educação Física Adaptada, Inclusão e Diferença

7. Corpo e Cultura

8. Memórias da Educação Física e Esporte

9. Políticas Públicas de Educação, Esporte, Lazer e Saúde

10. Lazer e Sociedade

11. Educação Física e Atividade Física na Natureza

12. Psicologia do Esporte 

13.Educação Física Comunicação e Mídia

                                                                                           

C) MODALIDADES CIENTÍFICAS:

A) Pesquisa (trabalho original completo ou em andamento)

B) Extensão (trabalho original completo ou em andamento)

C) Relato de Experiência (monitoria, projetos institucionais, eventos e vivências pedagógicas/intervenção). 

 

3. NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHO  

 

RESUMO SIMPLES (Baixe o modelo aqui)

O resumo deverá conter no mínimo 300 (trezentas) palavras e no máximo 700 (setecentas) palavras, e 3 (três) palavras-chave. O trabalho deverá ser formatado em arquivo docx, no tamanho A4, margens de 3 cm (todas) e fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples.

O título do trabalho deverá constar na 1ª linha, em letra maiúscula, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinhas simples, em negrito, centralizado.

O nome completo do autor e/ou coautor (es), separados por vírgula, sem titulação, deverão constar na 2ª linha e alinhado à direita. A titulação deve constar em nota de rodapé.

A filiação institucional aparecerá na 3ª linha e alinhado à direita, e as palavras-chave deverão constar ao final do resumo, em nova linha, separados por vírgula e centralizados.

O autor principal deverá informar seu endereço, e-mail, número de telefones para contato. Estes dados deverão aparecer alinhados à esquerda no final do trabalho. 

O texto deverá estar no modo justificado e espaçamento simples entre linhas, sem notas de rodapé, referências bibliográficas, imagens, tabelas ou gráficos.

O texto deverá apresentar os seguintes itens: Objetivos, Método, Resultados e Conclusão. No caso de projetos, a conclusão deverá ser substituída pelo cronograma de atividades. 

É de responsabilidade do(s) autor(es) a correção gramatical e ortográfica.

 

RESUMO EXPANDIDO (Baixe o modelo aqui)

O trabalho deverá conter no mínimo 800 e no máximo 1200 palavras (2 a 3 páginas), escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, alinhamento justificado, margens de 3 cm (todas). O trabalho deverá ser formatado em arquivo docx, no tamanho A4.

O título do trabalho deverá constar na 1ª linha, em letra maiúscula, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinhas simples, em negrito, centralizado.

O nome completo do autor e/ou coautor(es), separados por vírgula, sem titulação, deverão constar na 2ª linha e alinhado à direita. A titulação deve constar em nota de rodapé.

A filiação institucional aparecerá na 3ª linha e alinhado à direita, e as palavras-chave deverão constar ao final do resumo, em nova linha, separados por vírgula e centralizados.

O autor principal deverá informar seu endereço, e-mail, número de telefones para contato. Estes dados deverão aparecer alinhados à esquerda no final do trabalho. 

O texto deve conter os seguintes elementos:

Introdução (contendo a contextualização e objetivo(s);

Metodologia (da pesquisa, da experiência de ensino ou atividade/projeto de extensão), Resultados (ou resultados esperados) e Discussão

Conclusão/Considerações Finais

Referências

É obrigatório que o resumo expandido apresente fundamentação teórica.

As referências utilizadas devem seguir as normas da URI contendo, exclusivamente, as obras citadas, por ordem alfabética de sobrenome do autor.

Palavras-chave: de três a cinco.

É de responsabilidade do(s) autor(es) a correção gramatical e ortográfica.

 

 4. RESULTADO DAS AVALIAÇÕES

Através de e-mail o autor será informado oficialmente sobre o aceite do seu trabalho.

5. APRESENTAÇÃO

O trabalho escrito e a apresentação são de inteira responsabilidade do autor e coautor (es).

As apresentações serão realizadas no dia 01/09/2025, às 21h30min, no auditório do TECNOURI, a sessão de pôster terá duração de 1 hora. A não apresentação do trabalho impedirá a certificação.

Devem constar no pôster para apresentação:

- nome da instituição de origem ou sigla (maiúsculas); 

- grupo de pesquisa a que o projeto está vinculado;

-  área de conhecimento ou área temática 

- título do trabalho (maiúsculas);

 - nome do autor; 

- nome do orientador;

- órgão financiador da bolsa (URI, CNPq, FAPERGS, outros…), quando for o caso;

- conteúdo do texto: introdução/objetivos; metodologia; resultados e discussão, conclusões, referências. 

-Tamanho do Pôster 1mx0,90m

 

6. CERTIFICADOS

 Os Certificados serão entregues individualmente aos autores e/ou coautores, que estiverem inscritos e que os respectivos trabalhos sejam aprovados e posteriormente apresentados na XVI MOSTRA DE PESQUISA ENSINO E EXTENSÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 

Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento on-line.  

 

7.  Ocorrendo situações que não estejam descritas nestas normas, o Coordenador Geral do Evento, o Coordenador da XVI MOSTRA DE PESQUISA ENSINO E EXTENSÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA e o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação Física terão autonomia e poder decisório para resolvê-las. 

SUBMISSÃO DE TRABALHO SOMENTE ATRAVÉS DO e-mail: cinara@san.uri.br

Informações: Secretaria curso de Educação Física telefone - 33137975

e-mail micheli@san.uri.br