Santo Ângelo, 10 de agosto de 2024
Olá, Diretor(a)!
A URI Santo Ângelo está super animada para convidar os alunos concluintes das Escolas de Ensino Médio da região para a 26ª edição do nosso evento mais esperado: “Descubra a Universidade”! Reserve a data: 17 de outubro de 2024, começando às 8h30min.
Imagine um dia inteiro mergulhado no ambiente universitário, conhecendo cada cantinho da nossa estrutura incrível! Os estudantes terão a chance de interagir com coordenadores, pesquisadores, professores e alunos dos nossos cursos de graduação.
Circuito Conexão URI: Equipes formadas por alunos do 3º ano do Ensino Médio vão participar de atividades dinâmicas e interativas, conhecendo mais sobre as diversas áreas de estudo que oferecemos.
Palestras e Visitas: Durante o ano todo, estamos disponíveis para realizar palestras e visitas. Nossos professores são especialistas em Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde.
A participação é simples! Para agendar uma visita ou palestra, basta entrar em contato pelo e-mail contato@san.uri.br ou pelo telefone (55) 3201-6202. Estamos prontos para receber todos os estudantes de Ensino Médio, acompanhados pelos professores da sua Escola.
Sabemos que a logística pode ser um desafio, por isso, a URI disponibiliza uma ajuda de custo para o deslocamento. Queremos garantir que todos possam participar sem preocupações!
Este evento é uma oportunidade única para os alunos se prepararem para o futuro, conhecendo de perto o ambiente universitário e todas as possibilidades que ele oferece. Estamos ansiosos para receber sua Escola e tornar este dia inesquecível para todos os alunos!
Carlos Lemos
Diretor-Acadêmico
Conexão é um dos pontos altos do Descubra, pois trata-se de uma atividade cujo objetivo é integrar os estudantes que vieram até o campus e conectar a URI com a vida de quem estiver participando do evento.
Durante o Conexão, os estudantes realizam provas em diversas áreas do conhecimento.
As premiações para as escolas vencedoras serão:
Tarefa: SOFT SKILLSS
Descrição
A tarefa do conexão está relacionada a oficina “QUERO UM EMPREGO”
A tarefa é composta por profissões relacionadas aos cursos de graduação da URI Santo Ângelo. O aluno receberá as placas com o nome das profissões e as soft skills que são relacionadas a cada profissão/curso.
A equipe terá dois minutos para identificar quais são as placas das soft skills de cada profissão e fazer a identificação da forma correta.
Ao final do tempo de 2 minutos, a comissão organizadora somará os acertos que a equipe obteve, revelando o total de pontos realizados.
Tarefa: Classificação de Sementários
Descrição: Associar sementes ao seu nome cientifico
O desafio é classificar 10 caixas gerbox de sementes, numeradas de 1 a 10, conforme o nome cientifico; a que pertence, e ser realizado em 2 minutos.
Todas as caixas gerbox de sementes são de acrílico transparente, do mesmo tamanho, vedadas com fitas transparentes, dentro destas caixas encontra-se 100 gramas de sementes comerciais.
A identificação do “nome cientifico das sementes” nas caixas gerbox se dará através da associação das fichas plastificadas com as referidas caixas de sementes.
Os participantes das equipes, deverão colocar esta FICHA com o nome cientifico, em cima de cada caixa correspondente das mesmas.
Pontuação: Cada caixa classificada corretamente terá validade de 10 pontos, fechando um total de 100 para a equipe que gabaritar a atividade.
Tarefa: Atribuições do Arquiteto e Urbanista
Descrição: Nº de participantes: até 8 (2 grupos c/ 4 participantes cada)
Trata-se de um caça-palavras, cada grupo de alunos receberá um caça-palavras com 5 atribuições da profissão Arquiteto e Urbanista para serem encontrados. Cada palavra encontrada vale 10 pontos. A equipe que encontrar as 5 palavras de cada folha, pontuará 100 pontos.
Tarefa: “DESVENDANDO A BIOMED”
Os alunos de cada equipe serão divididos em duplas, totalizando 4 duplas = 8 alunos, que deverão trabalhar em sincronia entre si, ao passar por um circuito de perguntas sobre diferentes cenários do corpo humano e atividades de laboratório de análises clínicas (doação de sangue, característica das células, volumes e conversão de medidas, e conhecendo os ossos humanos).
Resumindo:
1. Doação de Sangue.
2. Característica das células.
3. Conhecendo o volume e conversão de medidas.
4. Particularidades dos ossos humanos.
Ao final da prova, cada equipe terá respondido um total de 4 perguntas (cada uma delas valendo 25 pontos). As perguntas serão relacionadas a diferentes aspectos relacionados à identificação da doação de sangue, ossos, células e o volume de laboratório, reforçando o papel que o profissional biomédico tem como atividade as análises laboratoriais.
Equipe: 8 alunos
1 aluno (organizador) receberá uma sequência de números
7 alunos receberão valores não repetidos referente a sequência de números
Estará desenhado no chão uma figura de círculos interligados (representando uma estrutura em Árvore na Computação)
Exemplo da Atividade
Sequência de números que o aluno organizador receberá: 13, 25, 20, 10, 2, 31, 12 (na atividade do Conexão será dada outra sequência)
O aluno organizador deverá posicionar os alunos dentro dos círculos do desenho (árvore) seguindo a ordem da sequência de números recebidos, como segue:
* Os alunos, na ordem da sequência, vão sendo posicionados nos círculos vazios, nos seguintes critérios: número MAIOR À DIREITA e número MENOR À ESQUERDA.
Tarefa: Quero Ficar Rico
Descrição: A tarefa do conexão está relacionada a oficina “QUERO FICAR RICO”, a qual será composta por 04 cestas, representando os elementos patrimoniais e de resultados.
No centro ficará um seleto cardápio de opções relacionadas à cada grupo.
A equipe terá dois minutos para colocar as opções do cardápio nas respectivas cestas.
Cada acerto vale 20 pontos. Ao final do tempo, a comissão organizadora somará o total de
pontos que a equipe obtiver.
Tarefa: Túnel do crime
Os alunos deverão entrar em um túnel escuro com o auxílio de uma lanterna e procurar as peças dos
quebra-cabeças para descobrirem: quem é o assassino, qual foi a arma utilizada e qual o motivo.
Ao todo serão 10 peças, cada peça correta valerá 10 pontos, totalizando 100.
Tarefa: Arremesso Handebol
- Em uma goleira serão colocados dois arcos nos ângulos retos da parte superior interna da goleira e serão utilizadas bolas de handebol.
- Os alunos ficarão atrás de uma linha demarcada distante a 4 metros da goleira.
- No local demarcado, ficarão os oitos alunos um atrás do outro.
- Cada aluno deverá arremessar com uma das mãos uma bola tentando acertar dentro do bambolê. Após o arremesso o aluno deverá ir para o fim da fila.
- Serão realizados arremessos apenas com uma das mãos durante os dois minutos da prova.
- Cada bola que passar por dentro do bambolê contará 5 pontos.
- Término da prova se dará quando acertarem 20 vezes no alvo ou no término dos 2 minutos.
Material: Uma goleira, 2 bambolês, corda para amarrar e bolas de handebol.
Tarefa: atividade de CAÇA-PALAVRAS
A tarefa a ser realizada no Conexão pelo Curso de enfermagem é uma atividade de CAÇA-PALAVRAS sobre a temática: “SAÚDE E BEM-ESTAR”. A tarefa não ultrapassará 2 minutos, com pontuação de 0 a 100.
Tarefa: Construção de estruturas com o kit molas
Objetivos gerais: Os estudantes, no ensino médio, terão a oportunidade prática de compreender as tensões estruturais através de uma breve construção utilizando os equipamentos disponíveis no Kit Mola
Objetivos específicos: Integrar os conceitos de física à prática, abordando temas como equilíbrio em pontos e as tensões presentes em vigas e pilares.
Resumo: Quando os estudantes alcançarem o ponto da Engenharia Civil, serão apresentados os três estojos contendo fotos de três diferentes estruturas, das quais poderão escolher para iniciar o processo construtivo. Organizados em equipes de seis pessoas, terão o desafio de desenvolver a estrutura escolhida em um prazo máximo de 2 minutos, de acordo com o cronômetro.
Avaliação:
- Parte 1 montada corretamente: 25 pontos
- Parte 2 montada corretamente: 25 pontos
- Estrutura montada e unida corretamente: 50 pontos
- Sem estrutura: 0 pontos
Obs.: os valores são acumulativos conforme a conclusão das etapas.
Tarefa: Nesta prova inspirada no clássico jogo arcade pinball, cada turma terá a chance de demonstrar suas habilidades. Com uma estrutura construída pelos alunos de engenharia elétrica, a bola será lançada no campo de jogo, e os participantes deverão usar dois batedores controlados por botões individuais para lançar a bola e marcar pontos ao acertar os alvos na arena. A participação será de um aluno por vez, quando um participante marcar ponto, o próximo colega assumirá o controle.
Caso a bola caia entre os batedores, o jogador atual sai do jogo sem pontuar, a bola é lançada novamente e o próximo aluno deve continuar a partida. O número de jogadas é ilimitado durante os dois minutos de prova, após o oitavo jogador retorna ao primeiro participante. Caso a turma atinja a pontuação de 100 pontos antes do tempo a prova é finalizada com pontuação máxima.
Tarefa: "Desafio fluido-mecânico: precisão em nivelamento de água"
Descrição: serão posicionadas seringas com diferentes quantidades de águas no seu interior ao qual cada grupo deverá escolher algumas seringas que deverão injetar água em um reservatório transparente. Somente existirá uma única combinação que nivelará a água a uma marca que representará o volume que deve ser alcançado para se obter os pontos máximos (100 pontos).
Pontuação: Para as equipes que não acertarem a combinação, o nível será maior ou menor que o nível definido e serão penalizados com a queda na nota em 10 pontos para cada 0,5cm a menos ou a mais. Em caso de empate, vence o que completou a prova em menos tempo.
Tempo de 2min e atividade para 2 equipes simultâneas
“IMERSÃO FARMA”
Tarefa: Os alunos de cada equipe serão divididos em duplas, totalizando 4 duplas = 8 alunos, que deverão trabalhar em sincronia entre si, ao passar por um circuito de perguntas sobre diferentes vacinas e diferentes aspectos relacionados a estas.
Ao final da prova, cada equipe terá respondido um total de 4 perguntas (cada uma delas valendo 25 pontos). As perguntas serão relacionadas a diferentes aspectos relacionados à formas farmacêuticas, órgãos e sistemas do corpo humano, conhecimento de vidraria do laboratório e formas de administração de medicamentos.
Tarefa: Serão apresentados seis equipamentos utilizados na fisioterapia e os alunos deverão responder perguntas referentes a área da fisioterapia que utiliza esses equipamentos, o nome e para o que servem.
1. Equipamento 1 – Shaker – usado na fisioterapia respiratória para exercitar a respiração e auxiliar na higiene brônquica;
2. Equipamento 2 – Cones Vaginais – usado na Fisioterapia pélvica para promover o fortalecimento e a propriocepção dos músculos do períneo;
3. Equipamento 3 – Pistola de liberação miofascial – usada na terapia na terapia manual e na Fisioterapia desportiva, usada para aliviar tensões musculares;
4. Equipamento 4 – Disco de equilíbrio - área de fisioterapia em ortopedia e traumatologia, usado para treinar o equilíbrio;
5. Equipamento 5 – Tábua de propriocepção - usado na área de ortopedia e traumatologia para tratar alterações de equilíbrio e propriocepção;
6. Equipamento 6 – Feijão – usado na fisioterapia neurológica, para tratar alterações do tônus muscular e auxiliar na cinesioterapia.
Tarefa: Desafio Matemático Relâmpago
Objetivo:
Estimular o raciocínio lógico e o trabalho em equipe por meio de um jogo de perguntas e respostas da matemática básica.
Descrição:
Cada equipe participante será composta por 8 estudantes, que serão divididos em dois grupos. Cada grupo receberá 5 questões relacionadas à matemática básica para responder e, em seguida, deverá preencher as palavras correspondentes na ficha de palavras cruzadas. Cada palavra preenchida corretamente valerá 10 pontos, com a pontuação máxima de 100 pontos na atividade.
Tarefa: "Corrida de Montagem de Kit Veterinário"
Descrição: Os alunos terão 2 minutos para montar um kit básico de veterinário para atendimento usando itens disponibilizados em uma mesa. Eles precisarão escolher os itens corretos entre várias opções e organizá-los dentro de uma caixa ou bolsa.
Como Funciona:
1. Preparação: Dispor uma variedade de itens em uma mesa. Alguns itens devem ser essenciais para um kit, enquanto outros itens são "distrações".
2. Desafio: Em grupos, os alunos terão 2 minutos para selecionar os itens corretos e montá-los dentro da caixa ou bolsa.
3. Pontuação: Cada item correto vale um ponto. O grupo que montar o kit mais completo e correto dentro do tempo ganha.
Objetivo: Essa atividade ensina sobre os itens básicos necessários para o médico veterinário no atendimento com animais e permite que os alunos pratiquem a tomada de decisões rápidas.
Tarefa: Super Memória Psi
Serão apresentados para cada um dos grupos 40 cards divididos em 20 pares afins, contendo temas da Psicologia (autores, abordagens, conceitos). As equipes deverão identificar os pares de cartões, sendo atribuído a cada acerto 5 pontos.
Tarefa: SURPRESA
Será revelada no dia do conexão.
Oficina prática de direcionamento de carreira, identificando, a partir do perfil do aluno, a melhor área de atuação na carreira.
Oficina prática de elaboração do currículo do aluno, a partir do perfil identificado na oficina “Quero Emprego”
Apresentar o processo de produção de mudas de hortaliças em bandejas, abordando desde a escolha das sementes até o transplante das mudas.
Apresentar os principais sistemas que compõem uma semeadora, bem como as principais regulagem que podem ser utilizadas pelos produtores rurais.
Ensaios experimentais para arquitetura bioclimática por meio de jogos.
Ensaios experimentais para arquitetura bioclimática por meio de jogos.
Confecção da lâmina através de um esfregaço sanguíneo, posterior coloração com corantes específicos e visualização no microscópio.
Visualização das camadas epiteliais através Cabine de Wood
Criação e posicionamento de objetos gráficos em ambiente computacional (envolverá assuntos relacionados às áreas de computação gráfica e processamento de imagens)
Apresentação das características e fundamentos técnicos da plataforma de prototipagem Arduino, com a apresentação de exemplos práticos de programação.
Oficina prática de escolhas financeiras dentre um cardápio de possibilidades, para identificar o perfil do investidor
Oficina prática direcionamento de investimentos a partir do perfil de investidor identificado na oficina “Quero Ficar Rico”.
Será apresentado aos grupos as informações encontradas em uma cena de crime imaginaria. O objetivo do grupo será encontrar incoerências na história que possibilitem montar argumentos para a acusação e defesa do acusado baseado nas provas localizadas. O Grupo que melhor fundamentar será o ganhador.
Será uma “sala de enigmas” em que os alunos têm que resolver um caso criminal fictício a partir de pistas, análise lógica e raciocínio jurídico, com auxílio da gameficação. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, que atuarão como investigadores. Cada grupo receberá um conjunto de pistas relacionadas aos suspeitos, ao local e as provas (testemunhas, mensagens, indícios) para desvendar o crime. Será vencedor o grupo de investigadores que decifrar primeiro os enigmas e solucionar o crime.
Nessa oficina, os participantes são trancados em uma sala por 30 minutos. Antes do tempo se acabar, elas precisam resolver enigmas usando pistas para solucionar o mistério e conseguir sair da sala. Todos os participantes precisam debater suas ideias sobre as pistas e os objetos que podem ser úteis.
Nessa oficina, os participantes são trancados em uma sala por 30 minutos. Antes do tempo se acabar, elas precisam resolver enigmas usando pistas para solucionar o mistério e conseguir sair da sala. Todos os participantes precisam debater suas ideias sobre as pistas e os objetos que podem ser úteis.
Reanimação cardiopulmonar: será abordada a identificação e a realização de uma reanimação cardiopulmonar.
Higiene das mãos e punção venosa: será orientada a técnica correta de higiene das mãos e a demonstração de punção venosa periférica com cateter de cano curto.
Com o objetivo dos alunos colocarem a mão na massa, os mesmos deverão moldar um viga em concreto armado e depois realizar os ensaios de resistência.
Com o objetivo dos alunos colocarem a mão na massa, os mesmos deverão moldar um viga em concreto armado e depois realizar os ensaios de resistência.
Serão realizadas atividades utilizando equipamentos de medição de grandezas elétricas, conhecendo sobre suas funções, características e principais aplicações dentro da Engenharia Elétrica.
Apresentação de projetos de robótica e automação desenvolvidos no curso de Engenharia Elétrica da URI, com atividades e demonstrações práticas.
Características operacionais dos Projetos de Geração de Energia On e Off Grid solar e eólica
Conceito de propulsão por meio de uma experiência de regulagem de um motor a combustão interna em funcionamento (razão ar-combustível, rotação, ponto) e da participação na montagem e no lançamento de um foguete, usando água como “combustível”.
Como são produzidos os componentes mecânicos de uma máquina? Nessa oficina poderá se visualizar a usinagem automática de uma peça em Torno Mecânico com comando numérico computadorizado (CNC) e também acompanhar o processo de fundição em alumínio de um objeto.
Personalização de um creme hidratante para mãos.
Produção do álcool gel e customização do produto para levar.
Serão propostas atividades relacionadas a liberação miofascial, pedras quentes, massagem relaxante. Auriculoterapia e Bandagem Funcional (Kinesio taping). Experimentação com o aparelho de eletroterapia TENS
Serão propostas atividades relacionadas a liberação miofascial, pedras quentes, massagem relaxante. Auriculoterapia e Bandagem Funcional (Kinesio taping). Experimentação com o aparelho de eletroterapia TENS
Abordagem educacional inovadora que combina geometria e tecnologia de realidade aumentada. Por meio do uso de dispositivos Android e QR codes, os alunos podem explorar e manipular sólidos geométrico em um ambiente virtual. Essa experiência interativa não apenas torna o aprendizado mais envolvente, mas também promove uma compreensão mais profunda dos conceitos geométricos. Prepare-se para uma atividade interativa, onde a geometria se torna tangível e emocionante.
Introduzir os alunos ao procedimento básico de coleta de sangue. Demonstrar a importância da técnica na Medicina Veterinária. Permitir que os alunos pratiquem a técnica em um ambiente seguro e controlado.
Introduzir os alunos ao procedimento básico de coleta de sangue. Demonstrar a importância da técnica na Medicina Veterinária. Permitir que os alunos pratiquem a técnica em um ambiente seguro e controlado.
Oficina vivencial visando identificar as diferentes emoções e suas conexões com as relações interpessoais.
Oficina vivencial que permite experenciar diferentes tipos de sensações e percepções.
Formulário destinado aos professores responsáveis pelas escolas que participarão exclusivamente da visitação e das oficinas durante o Descubra a Universidade 2024.
Formulário destinado aos alunos interessados em participar das oficinas.
Este ano, oferecemos 29 oficinas em diversas áreas do conhecimento, como: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde.
Você está convidado a explorar e aprofundar seus conhecimentos nos temas de maior interesse para você!
Formulário destinado aos professores responsáveis pelas escolas que participarão do Descubra a Universidade 2024 e do Conexão URI.
A URI auxiliará as escolas com 50% do valor do transporte para o
Descubra a Universidade
A escola que participa do Descubra a Universidade fica responsável pela contratação de transporte para deslocamento dos alunos até a URI Santo Ângelo
As escolas que participarem do Conexão URI, devem contratar empresas que possam permanecer até o término da competição, previsto para 16h/17h.
A URI auxiliará as escolas com 50% do valor do transporte para o Descubra a Universidade.
A empresa contratada deverá apresentar uma nota fiscal com os dados para depósito referente ao valor do transporte. Este valor será pago em 10 dias úteis a contar da data de apresentação da nota fiscal. Deve constar na nota fiscal:
Nome: FURI - Fundação Regional Integrada
CNPJ:96.216.841/0002-90
End: Av. Universidade das Missões, nº 464 - Bairro Universitário
CEP: 98.802.470 - Santo Ângelo - RS
Descrição: Viagem para o Descubra a Universidade, da escola .... da cidade de...
A nota fiscal deverá ser entregue no prédio 20, no SAE - Setor de Apoio ao Estudante, aos cuidados de Júnior.