Nova diretoria da CIPA toma posse no campus da URI Santo Ângelo para gestão 2025/26

No dia 4 de julho, ocorreu a posse da nova diretoria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para a gestão 2025/26, no campus da URI Santo Ângelo. A cerimônia foi conduzida pelo diretor administrativo Gilberto Pacheco e pelo engenheiro de segurança da universidade, Romeu Weierbacher, e marcou o início de um novo ciclo de trabalhos voltados à promoção de um ambiente institucional mais seguro e acolhedor.

A nova diretoria da CIPA é liderada por Marli Conceição Antunes Maciel, como presidente, e Jonas Tadeu Batista da Silva, como vice-presidente. O grupo também conta com uma equipe composta por 14 membros efetivos, eleitos e indicados, representando diferentes áreas da universidade.

Os membros da CIPA são: André Francisco Lucca, Carla Luz da Veiga, Daniela Hoffmeister Bernardi, Aline Rockenbach, Boris Casanova Sokolovicz, Debora Zimpel Gebert, Eduardo Roger Jardim Maciel, Elieser Lourega Pletsch, Lavinia Machado da Chaga, Marina Cassel da Fonseca, Martielly Vargas Juzwiak Cordeiro e Raissa Fonseca Roehrs.

Durante a cerimônia, o professor Antônio Vanderlei dos Santos, vice-presidente da diretoria cessante, expressou gratidão pelo engajamento de todos os membros da gestão anterior. Em seu discurso, destacou a importância dos debates promovidos pela CIPA e o impacto dessas discussões no cotidiano da universidade. Ele enfatizou que o trabalho coletivo resultou em mudanças positivas para a comunidade de colaboradores da URI Santo Ângelo.

“Agradecemos a todos pela participação ativa, que fez a diferença ao buscar melhorias significativas para nossa universidade”, afirmou o docente.

A nova presidente da CIPA, Marli Conceição Antunes Maciel, iniciou seu discurso agradecendo à direção da universidade pela indicação, bem como ao trabalho desempenhado pela diretoria anterior e aos membros da nova equipe recém-empossada. Para Marli, atuar em comissões como a CIPA exige um compromisso com a excelência e responsabilidade:

“Atuar nas atividades da Universidade deve ser encarado como algo de excelência. Tanto nas comissões quanto nos grupos de estudo, é essencial buscarmos constantemente formas de promover um ambiente mais seguro e inclusivo para todos”, destacou a presidente.

Entre os principais objetivos da nova diretoria, Marli mencionou a intenção de ampliar os debates relacionados às condições de trabalho e à conscientização sobre a prevenção de acidentes. Um ponto de destaque será a criação de ações eficazes para prevenir assédio e fortalecer a segurança no ambiente laboral, visando integrar novas práticas em benefício da coletividade.

Ela ainda ressaltou o papel de cada integrante da comissão, enfatizando que todos devem se sentir honrados pela escolha, seja por meio da eleição direta pelos colegas ou da indicação da direção, que, segundo Marli, representa um voto de confiança no grupo.