SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO TRAZ À TONA A DISCUSSÃO SOBRE ASSÉDIO NO AMBIENTE DE TRABALHO

No quarto dia da XXVI Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da URI Santo Ângelo, o tema “Assédio no ambiente de trabalho” foi o foco das discussões, destacando-se pela relevância e atualidade.

A cipeira Eusebia Gebert coordenou os trabalhos da tarde de quarta-feira, introduzindo um momento cultural com a professora Luana Maíra Moura de Almeida, seguido de uma palestra esclarecedora com a psicóloga Andriele Flores Nimitt.

Andriele trouxe à tona as principais causas do assédio moral no ambiente de trabalho, como o abuso do poder diretivo, a busca incessante pelo cumprimento de metas, uma cultura autoritária, o despreparo de gestores na administração de equipes e a rivalidade não saudável entre colegas.

A palestrante também delineou exemplos claros de assédio sexual, incluindo narração de piadas ou uso de expressões de conteúdo sexual, contato físico não desejado, solicitações sexuais, convites impertinentes, pressão para participar de encontros fora do trabalho, promessas de tratamento diferenciado e chantagem para permanência ou promoção no emprego.

Andrieli Nimitt enfatizou a distinção entre assédio moral e sexual, explicando que o assédio sexual, mesmo ocorrendo uma única vez, já se configura como tal, independentemente da entrega de favores sexuais pelo assediador.

A palestrante destacou os graves impactos do assédio, que violam a dignidade, liberdade, intimidade, vida privada, honra e igualdade de tratamento da vítima.

O último dia da SIPAT, nesse 17 de maio, às 13h30, promete o momento cultural por conta de Bárbara Aires Pavão e Taise Fernandes Pereira, seguido da palestra final sobre “Lei de Proteção de Dados e Adequações”, ministrada pelo psicólogo André Luiz Ancina de Vargas e pelo professor Marcos André Costa.