NOVEMBRO AZUL FOI TEMA DE PALESTRA DA CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, CIPA, promoveu na tarde de quarta-feira (16), a sua última ação de 2022, onde aproveitou a campanha do novembro azul, para realizar palestra com o tema – Novembro azul, cultuando a saúde do homem.

A vice-presidente da CIPA, Cidéli Biolosor, fez a saudação inicial, agradecendo aos colaborares da URI e demais integrantes da Cipa.

Em seguida, passou a palavra para o enfermeiro Gustavo Gosenheimer, que possui residência em Saúde da Família pela UFFS e integra a equipe da saúde básica da prefeitura de Santo Ângelo.

Gustavo iniciou sua fala, provocando a reflexão da plateia, com a frase – Dê um toque na sua consciência, deixe de preconceito.

Afirmou sobre a necessidade de o homem tratar da sua saúde o ano todo, começando pela prevenção ao câncer de próstata, especialmente deixando de lado o preconceito ao toque retal.

Provocou os presentes com a pergunta – Por que os homens adoecem mais que as mulheres?Entre os principais motivos, destacou a carência em procurar um serviço de saúde, a negligência em não seguir o tratamento recomendado, o medo de descobrir a doença e a falta de uma atividade física com regularidade.

Ao final, o enfermeiro mencionou, que 20% do câncer de próstata é diagnosticado exclusivamente pelo exame do toque retal, existindo uma prevalência, de que, 1 a cada 6 homens, será diagnosticado com câncer de próstata.

Gustavo Gosenheimer, concluiu dizendo que no Brasil são registrados 61 mil casos de câncer de próstata por ano, 51% dos homens nunca consultou e que 92% da doença é curável, a partir do diagnóstico precoce.