Coordenação

  • Clemisse Pivoto Specht
  • E-mail: extensao@san.uri.br
  • Telefone para Contato: (55)3313-7908

Investimento

    Taxa de Inscrição:

  • Avaliação Psicológica - R$ 95,00

ESTRUTURA CURRICULAR

MÓDULO

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

I

Fundamentos da Educação

  • Fundamentos da Educação – relação educação e sociedade; dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica; teorias educacionais.
  • Currículo e construção do conhecimento: processo de ensino aprendizagem.
  • Noções de Psicologia da Educação – Bases psicológicas da aprendizagem: conceitos básicos; principais teorias e suas contribuições; processo de aprendizagem do jovem e do adulto; relações da psicologia e a prática pedagógica.
  • Relação instrutor/candidato – atribuições do instrutor; instrutor como educador; princípios éticos da relação instrutor/candidato ou condutor; direitos, deveres e responsabilidade civil durante as aulas de direção veicular; interdependência entre ação profissional e princípios éticos.
  • Relacionamento no Trânsito.

16 horas-aula

II

Didática

  • Processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis; planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino; métodos e técnicas; multimídia educativa e avaliação educacional; processo de planejamento e a elaboração de planos de ensino: objetivos, conteúdos, métodos e técnicos de ensino, recursos didáticos e avaliação.
  • Orientações pedagógicas para o processo de formação de condutores: especificidade da atuação do instrutor nos cursos teóricos e de prática de direção veicular em veículos de duas e de quatro ou mais rodas.
  • Acompanhamento e avaliação no processo de ensino e aprendizagem: importância, procedimentos e habilidades necessárias.

Sugere-se que este módulo contemple a realização de micro aulas, exercitando a utilização dos conhecimentos didático-pedagógicos adquiridos.

20 horas-aula

III

Língua Portuguesa

  • Habilidades de comunicação e expressão oral e escrita;
  • Importância da comunicação no processo de aprendizagem e na direção de um veículo.
  • Interpretação de textos.

Sugere-se ênfase na utilização de textos relacionados à temática do curso, que abordem a importância da comunicação no processo de aprendizagem e da importância da comunicação na convivência social e na direção de um veículo, com proposição de atividades de interpretação de textos e de expressão oral.
Importante proporcionar momentos, durante as aulas, que abordem as especificidades da atuação do Instrutor de Trânsito, como o vocabulário, a postura e gestual adequados ao ambiente de aprendizagem no CFC.

08 horas aula

IV

 

Conteúdos a Serem Desenvolvidos nos Cursos Teóricos

  • Legislação de Trânsito –32 horas-aula;

Código de Trânsito Brasileiro: Sistema Nacional de Trânsito – SNT; Órgãos executivos, normativos e consultivos; vias públicas; habilitação de condutores; normas de circulação e conduta; infrações e penalidades; medidas administrativas; processo administrativo; crimes de trânsito; sinalização. Resoluções do CONTRAN: resoluções aplicáveis ao processo de habilitação, sinalização viária, documentação obrigatória e educação para o trânsito.

  • Direção Defensiva –20 horas-aula;

Definição e elementos da direção defensiva; física aplicada – conceitos de física aplicados ao trânsito; condições adversas do meio ambiente e da via; normas para ultrapassagem; acidentes de trânsito – situações de risco e como evitá-los; condução  econômica; manutenção preventiva do veículo; condutor defensivo – procedimentos  defensivos;  a  responsabilidade  do condutor  de  veiculo  de  maior  porte  em  relação  aos  de  menor  porte; pilotagem  de  motocicleta  -  equipamentos  obrigatórios;  postura  do motociclista; aspectos  físico, emocional e social do condutor e  interferência na segurança do trânsito.

  • Noções de Primeiros Socorros e Medicina de Tráfego –12 horas-aula

A  legislação  de  trânsito  e  os  socorros  de  urgência;  verificação  das condições gerais da vítima; cuidados com a vítima – o que não fazer; ações básicas no local do acidente - sinalização do local, acionamento de recursos, telefones de emergência;

  • Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio

Social no Trânsito - 12 horas-aula;

Poluição ambiental causada por veículos automotores  –  emissão  sonora, de gases e de partículas - manutenção preventiva do veículo; meio ambiente - contexto atual e regulamentação do CONAMA sobre poluição causada por veículos;  relações  interpessoais  –  diferenças  individuais,  o  indivíduo  como cidadão.

  • Psicologia Aplicada à Segurança no Trânsito – 8 horas-aula;

Relações interpessoais; a obediência às leis e à sinalização; o controle das emoções; a atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.

  • Noções sobre Funcionamento do Veículo de 2 e 4 rodas / Mecânica Básica - 8 horas-aula;

Equipamentos de uso obrigatório do veículo e sua utilização; extintor de incêndio – manuseio e uso; responsabilidade do condutor com a manutenção do veículo; alternativas de solução para reparos, em eventos de emergência mais comuns, no veículo.

92 horas-aula

 

V

 

Prática de Direção Veicular em Veículo de Duas e Quatro Rodas

  • Postura do instrutor na condução das orientações com o veículo em movimento e procedimentos nas solicitações de manobra.
  • O veículo de duas ou três rodas: funcionamento, equipamentos obrigatórios e sistemas.
  • O veículo de quatro rodas: funcionamento, equipamentos obrigatórios e sistemas.
  • Os pedestres, os ciclistas e demais atores do processo de circulação.
  • Prática de direção veicular na via pública: direção defensiva, normas de circulação e conduta, parada e estacionamento, observância da sinalização e comunicação; cuidados e atençãoespeciais coma circulação com veículos de duas ou três rodas.

 

Cada aluno deverá  cursar  a  integralidade de 24  horas-aula,  divididas  em três fases:

1-Aula coletiva, abordando aspectos teóricos;

2-Aula individual ou em grupos, em veículo de Categoria “B”, onde cada aluno deverá vivenciar o papel de  Instrutor de Prática de Direção Veicular sob supervisão do docente;

3-Aula coletiva ou em grupos, destinada a atividades práticas diversificadas como visita/observação/simulação na pista de moto, aula coletiva  de  baliza, observação /simulação em veículos profissionais, etc.

24 horas-aula

 

VI

Prática de Ensino Supervisionado

  • Planejamento da Prática de Ensino – 5 h/a

Elaborar instrumento de observação de aulas, de planos de aula e de relatórios, sob a supervisão do professor da Instituição de Ensino em que se realiza o curso.

 

  • Observação de Aulas – 10 h/a

Cinco horas de observação de aula teórica;

Três horas de observação de aula prática de direção veicular em veículo de quatro rodas nas diferentes categorias de sua habilitação;

Duas horas de observação de aula prática de direção veicular em veículo de duas rodas;

Apresentar relatório, ao final das observações feitas em CFC credenciado pelo DETRAN.

 

  • Prática de Ensino – 5h/a

Cada aluno deverá ministrar aula teórica, sob supervisão do professor da Instituição de Ensino em que se realizou o curso.

20 horas-aula

CARGA HORÁRIA TOTAL

180 horas-aula