II Conferência Municipal da Pessoa Idosa reúne mais de 190 participantes na URI Santo Ângelo

1 de julho de 2025

 

No dia 26 de junho, o auditório 13 da URI – Campus de Santo Ângelo foi palco da II Conferência Municipal da Pessoa Idosa, evento que trouxe como objetivo principal fortalecer o diálogo entre o poder público e a sociedade civil na construção de políticas públicas voltadas ao envelhecimento no Brasil.

A temática central, intitulada “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação na Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa – uma Responsabilidade de Todos Nós”, guiou os debates e reflexões do encontro.

A programação foi aberta pela palestrante Jussara Rauth, assistente social aposentada, especialista em Gerontologia Social pela PUCRS, mestre em Inclusão Social e Acessibilidade pela FEEVALE e com expressiva atuação nos campos de política pública e defesa de direitos da pessoa idosa. Ex-coordenadora estadual da Política da Pessoa Idosa (2005–2008) e fundadora do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (2014–2020), Jussara apresentou a temática com profundidade, destacando a urgência de se garantir equidade e participação como pilares para um envelhecimento mais digno e democrático.

Após a palestra de abertura, os mais de 190 participantes foram divididos em grupos de trabalho para aprofundar os debates a partir de cinco eixos temáticos:

  1. Financiamento para Ampliação e Garantia dos Direitos Sociais
  2. Fortalecimento de Políticas para a Proteção à Vida, à Saúde e ao Cuidado Integral da Pessoa Idosa
  3. Proteção e Enfrentamento de Todas as Formas de Violência, Abandono Social e Familiar
  4. Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária na Perspectiva das Múltiplas Velhices
  5. Consolidação e Fortalecimento da Atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como Política de Estado

Os grupos tiveram a missão de discutir e elaborar propostas sobre esses eixos, essenciais para a formulação de políticas públicas que atendam às diversas demandas da população idosa.

Encerrados os debates nos grupos, os participantes retornaram ao auditório para a plenária final. Nesse momento, as propostas consolidadas em cada eixo foram apresentadas, debatidas e aprovadas pelos presentes. Essas deliberações serão encaminhadas para a Conferência Estadual da Pessoa Idosa, que ocorrerá em Porto Alegre, entre os dias 8 e 10 de setembro de 2025.

Além disso, durante a plenária, foram eleitos os delegados que representarão Santo Ângelo na etapa estadual da conferência, reafirmando o compromisso do município com a ampliação dos direitos e da participação democrática das pessoas idosas.

A II Conferência Municipal da Pessoa Idosa foi organizada pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Santo Ângelo (COMID) e reuniu diferentes setores da sociedade, incluindo entidades públicas, organizações da sociedade civil e a comunidade em geral. O evento foi marcado pelo grande engajamento dos mais de 190 participantes, sinalizando o crescente interesse e mobilização em torno da pauta do envelhecimento e dos direitos da pessoa idosa.

Ao final, o COMID agradeceu a todos os envolvidos, da equipe de organização aos participantes, reforçando a importância do trabalho coletivo para construir uma sociedade mais justa, inclusiva e acolhedora, para todas as idades.