4 de julho de 2025
O acadêmico Jocemir Antonio Bratz Paulus, do 7º semestre do curso de Educação Física da URI campus Santo Ângelo, realizou no m~es de junho um estágio curricular obrigatório no Avaí Futebol Clube, localizado em Florianópolis, Santa Catarina.
Sob a orientação dos professores Carlos Kemper e Uberti Jesus Ocampos Messina, o estágio foi desenvolvido na área de Treinamento Esportivo I, permitindo ao estudante uma experiência enriquecedora no contexto esportivo de alto rendimento.
Durante o período no Avaí Futebol Clube, Jocemir teve a oportunidade de acompanhar, na prática, o desenvolvimento físico e técnico de atletas das categorias de base e também da equipe profissional. A vivência no dia a dia de um clube de alto rendimento ressaltou a importância da preparação física e técnica como pilares do sucesso no futebol competitivo.
Entre suas principais atividades, o acadêmico participou ativamente da rotina dos treinamentos na academia, observando a aplicação de exercícios voltados para força, resistência e potência, sempre organizados em conformidade com os objetivos físicos de cada fase do planejamento. Ainda, ele teve contato com os métodos de prevenção de lesões, como a realização de testes de CK e exercícios específicos que antecipam e minimizam eventuais riscos aos atletas.
No campo, Jocemir auxiliou na organização dos materiais, na montagem de exercícios técnicos e táticos, além de acompanhar atividades como treinos de finalização, posse de bola, transições rápidas e pequenos jogos com regras condicionadas. Ele também observou ações de posicionamento tático, compreendendo como os aspectos físicos e técnicos estão diretamente conectados ao desempenho dos jogadores.
Essa vivência prática proporcionou ao estudante uma visão abrangente das demandas do futebol de alto rendimento, ajudando-o a integrar os conteúdos teóricos aprendidos na graduação com as exigências reais de um clube profissional.
O acadêmico destacou o apoio e acolhimento que recebeu ao longo do estágio, demonstrando gratidão, especialmente, aos profissionais que o acompanharam no Avaí Futebol Clube. Jocemir fez questão de mencionar os preparadores físicos Matheus Balbueno da Rosa (equipe profissional), Murilo Henrique (Sub-17) e Matheus (Sub-15), que compartilharam seus conhecimentos e foram fundamentais para o desenvolvimento do estudante.
Além disso, ele agradeceu ao Avaí Futebol Clube por abrir as portas e proporcionar uma experiência única, que contribuiu significativamente para sua formação.
A professora Cinara Mürmann, coordenadora do curso de Educação Física da URI, destacou o compromisso da universidade em promover parcerias estratégicas com instituições renomadas, como o Avaí Futebol Clube.
“O curso incentiva a realização dos estágios em diferentes espaços e viabiliza com as instituições essas parcerias, pois nossa missão e compromisso é oferecermos uma formação de qualidade para os nossos acadêmicos, ampliando também as possibilidades dos campos de intervenção profissional.”