VIII Seminário de Formação Continuada reúne gestores da URI em Frederico Westphalen

22 de julho de 2016

 

Na abertura do VIII Seminário de Formação Continuada para Gestores da URI que se realiza nesta quinta e sexta-feira (21 e 22) na URI Frederico Westphalen, o reitor Luiz Mario Silveira Spinelli, falou sobre o “Processo de Recredenciamento da URI: Consolidação da Identidade Comunitária”, que deverá ocorrer, possivelmente em 2017. O reitor também fez uma abordagem sobre o cenário regional do Ensino Superior. Segundo o reitor, “as instituições comunitárias de ensino superior têm sido diretamente atingidas pela expansão da rede federal e pelo aumento no número de instituições privadas com fins lucrativos”, destacando a Lei 12.881 de 2013 sobre o reconhecimento oficial das Universidades Comunitárias, confirmando seu caráter de instituições não lucrativas e pertencentes à sociedade civil, como é o caso da URI.

Comunitárias exigidas

Considerando este cenário o reitor observou que “ele vem exigindo que as instituições comunitárias repensem sua atuação, buscando adotar uma postura no que compete à sua gestão estratégica, com maior preocupação acerca dos resultados de avaliações externas, dos investimentos em ensino, pesquisa e extensão, bem como do esforço coletivo para a reafirmação da missão da Universidade”. Luiz Mario Spinelli falou ainda sobre investimentos em pesquisa e extensão feitas pela URI, bem como sobre as características da avaliação institucional externa. Ele disse que esta é uma oportunidade para reconhecer e refletir sobre suas potencialidades e fragilidades; rever e reestruturar as ações institucionais; reorganizar a oferta dos cursos de graduação e pós-graduação e aprimorar e dar visibilidade às ações de responsabilidade social.

Atenção aos mínimos detalhes

Internamente na Universidade ocorrem ações como a “Formação do GTR – 2014 (Grupo de Trabalho para o Recredenciamento – 2014) – a quem recaiu uma intensa agenda de trabalho tratando dos mínimos detalhes visando ao recredenciamento, como regimento, contratos, convênios, certidões, programas institucionais. Segundo o reitor, a “objetividade e a racionalidade norteiam a coleta e sistematização de dados e informações sobre nossa instituição, seus cursos e demais atividades por ela desenvolvidas”. Concitando a união de todos, Spinelli lembrou uma frase de Michael Jordan, que pode ser também adaptada às atividades da URI: “o talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”.

A diretora geral da URI Frederico Westphalen, Silvia Regina Canan, abriu o evento afirmando que “temos de aproveitar esses dois dias para todos pensarmos o melhor para a URI, reforçando a trajetória da Universidade em todos os Campus”.

seminário_frederico seminário_frederico2 seminário_frederico3 seminário_fredericio4 seminário_frederico5 seminário_frederico6 seminário_frederico7

Programação diversificada

Após os pronunciamentos oficiais iniciou um programa diversificada com palestras, momentos culturais, exibição de vídeos institucionais, entre outros. O Dr. Luiz Roberto Liza Curi, do Conselho Nacional de Educação, falou sobre “O recredenciamento de universidade e a regulação nacional”. No final da tarde foi realizada a “1ª Feira Institucional do Livro da URI – Editoras da URI”. Nesta sexta-feira, 22, acontece palestra sobre “Neuroeducação: cérebro e comportamento – o professor enquanto líder”, com o Dr. Rodrigo Sartório (Florianópolis) e palestra sobre “Acessibilidade na educação superior: impactos na avaliação in loco”, com a professora Dra. Cláudia Maffini Griboski – UNB. Às 10h30min para o segmento de Educação Básica ocorre um “Diálogo entre as escolas”. Ainda pela manhã a professora Dra. Gladis Luisa Baptista (Feevale) profere a palestra “A extensão na universidade”. Já os técnicos administrativos participaram da palestra “Acessibilidade atitudinal, aceitação e convivência” com a professora mestre Vanice Hermel.

À tarde o professor Ruben Werner Goldmeyer, diretor executivo na Rede Sinodal, apresenta “Aspectos legais na Educação Básica”. A pós-graduação participa da palestra “Processos de avaliação da CAPES e os desafios da pós-graduação Stricto Sensu”, com o professor Dr. Clemilson Marques Batista. Para o segmento técnico administrativo será apresentado o “Sistema TOTVS” com os palestrantes Juliano Bósio, Cleusa Boeira e Tatiana Dias, e para o ensino superior, a professora mestre Fernanda Schneider – IFRS profere a palestra “Metodologias ativas e ensino híbrido em tempo de cultura digital”. Durante o evento os Câmpus e Extensões apresentaram seus vídeos institucionais. Caberá à pró-reitora de Ensino, professora, Rosane Vontobel Rodrigues, fazer a manifestação de encerramento do evento na tarde desta sexta-feira. Também estão presentes ao evento os pró-reitores de Administração, Nestor Henrique De Cesaro, de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação, Giovani Palma Bastos e as direções gerais dos Câmpus e Extensões da Universidade.

Evento de destaque

A 8ª edição do Seminário de Formação Continuada para Gestores, organizado pela Pró-Reitoria de Ensino da instituição tem como objetivo abordar diversos assuntos pertinentes à gestão universitária. É um dos eventos mais importantes do calendário acadêmico institucional da URI. Desta edição participaram mais de 200 gestores de diversos segmentos da instituição, entre docentes, técnico-administrativos, Escola de Educação Básica e Pós-Graduação Stricto Sensu, além dos dirigentes da reitoria, câmpus e extensões. Nas fotos da Assessoria Comunicação/FW: Reitor Luiz Mario Silveira Spinelli; Diretora Geral da URI – FW Silvia Regina Canan; Naiara Andreatto da Silva -violão – Tecnica Adminitrativa; Nestor, Rosane, Clóvis, Silvia, Giovani e Luiz Mario; professores chegando ao evento; grande público no Salão de Atos em FW; funcionários da reitoria Juceli, Márcia, Tatiana, Elci, Andressa, Fabiano, Soriane , recebendo o público.