Pedagogia da URI faz viagem de estudos aos sítios arqueológicos das Missões

15 de junho de 2016

 

pedagogia_sitioarqueologico pedagogia_sitioarqueologico2

Estudantes do primeiro e do sétimo semestre do curso de Pedagogia da URI Santo Ângelo realizaram viagem de estudos a sítios arqueológicos das Missões.

Segundo a coordenadora da viagem, professora Nadir Lurdes Damiani, “os objetivos da viagem incluíram conhecer o espaço geográfico missioneiro, compreender as ações e relações homem/natureza sem priorizar as relações sociais, descrição e memorização de elementos da paisagem; observar relações entre a sociedade, trabalho e natureza na produção do espaço geográfico; identificar as necessidades materiais, imateriais, econômicas, sociais, culturais, morais, afetivas que conduzem o homem a agir no espaço e no tempo, centrado no objeto direto como fonte de pesquisa e de aquisição de novos conhecimentos”.

Para Nadir, “considera-se que o processo educativo, em qualquer área do conhecimento, tendo como foco o ensino e a aprendizagem, tem como objetivo levar os alunos a utilizarem suas capacidades intelectuais para a aquisição de conceitos e habilidades, assim como para o uso desses conceitos e habilidades na prática, em sua vida diária e no próprio processo educacional”.

A viagem buscou ainda desenvolver novos conhecimentos sobre a formação territorial da Região Missioneira e a interligação entre a teoria e a prática, provocando o interesse e a curiosidade sobre a leitura de mundo de forma interdisciplinar, estabelecendo múltiplas relações em todas as áreas do conhecimento de forma integrada.

Nesse estudo integrado, foram visitados os sítios históricos e arqueológicos das antigas Reduções Jesuíticas Guarani de São João Batista, São Lourenço Mártir, São Miguel Arcanjo, Santuário do Caaró, Museu das Missões, espetáculo de Som e Luz, onde foram observados espaço de produção, espaço de circulação, espaço das ideias, organização espacial das reduções e preservação do meio ambiente.

A professora Nadir observa que “a viagem é uma prática dos fundamentos e técnicas que podem ser utilizados nas aulas para estudantes desde a educação infantil até pós-graduação”.