24 anos da URI como Universidade: Uma indústria sem chaminés que produz conhecimento, desenvolvimento e inovação

18 de maio de 2016

aerea_uriA busca pelo ensino superior percorreu longo caminho em Santo Ângelo. Desde 1968, com a Fundação Missioneira de Ensino Superior, a instituição já graduou mais de 10 mil profissionais em diferentes áreas do conhecimento.

Com a oferta inicial dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, licenciaturas e Engenharia Mecânica, desenvolveu-se até que em 1992, no dia 19 de maio, conquistou o reconhecimento, pelo MEC, como Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, a partir da integração com Fundações semelhantes de Erechim e Frederico Westphalen. Mais tarde, Fundações de Santiago, de São Luiz Gonzaga e a prefeitura de Cerro Largo uniram-se ao projeto.

A nova Universidade instalava-se com característica inovadora: era multicampi e comunitária, passando a influenciar, transformar e gerar desenvolvimento em toda a Região Noroeste, parte do Centro e da Fronteira do Rio Grande do Sul.

A URI integra o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc). Enquanto a mantenedora da universidade, FuRI, tem sede em Santo Ângelo, a Reitoria se localiza em Erechim.

No câmpus de Santo Ângelo, a URI oferece 23 opções de ingresso na graduação e mantém uma Escola de Educação Básica. Em nível de pós-graduação Stricto sensu, oferece três Mestrados: Direito, Gestão Estratégica de Organizações e Ensino Científico e Tecnológico, além de cursos Lato sensu

A infraestrutura do câmpus abriga o Parque Científico e Tecnológico (TecnoURI Missões); a Incubadora Tecnológica (Urinova); a Empresa Júnior; dezenas de laboratórios de pesquisa e de prestação de serviços; projetos de pesquisa, ensino e extensão. Recentemente, foi implantado o Núcleo de Atendimento Especializado, que abrange o Núcleo de Acessibilidade, Núcleo Pedagógico e Ouvidoria.Com um acervo de 142 mil exemplares, a Biblioteca Central, que é aberta à comunidade, dispõe do serviço livro-áudio, para usuários com deficiência visual.

Ao manifestar-se, o Diretor-Geral Gilberto Pacheco disse que “comemorar os 24 anos de Universidade significa recordar os 47 anos de Ensino Superior em Santo Ângelo, com extraordinária inserção comunitária que, ao longo do tempo, foi credenciada como universidade comunitária de abrangência e reconhecimento regional.

Destacamos seu maior patrimônio: seus professores, funcionários técnicos-administrativos e alunos que, por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão tornou-se a maior indústria sem chaminés que produz conhecimento, inovação e desenvolve novas tecnologias. Consolidando ano a ano, com novos cursos e novos desafios, a URI iniciou em 2016 o curso de Agronomia e tem previsão de vários investimentos até o final do ano em infraestrutura e qualificação de seus colaboradores”.

Pacheco ressalta ainda para o final de ano, a pertinente inauguração do 12º Parque Científico e Tecnológico do RS – TECNOURI Missões o que representa muito para Santo Ângelo e para a região, esclarecendo que dos 497 municípios do RS, existem apenas onze parques científicos e tecnológicos credenciados e agora, em breve, mais um em Santo Ângelo.

O Diretor-Acadêmico Marcelo Stracke destaca que o quadro de docentes é composto por 22.8 % de doutores. “A URI possui professores realizando Mestrado, professores realizando Doutorado em outras universidades e professores realizando pós-doutorado. Os egressos, em sua quase totalidade, realizam estágios em grandes empresas, o que contribui na sua formação e colocação no mercado. A URI é reconhecida pelas empresas da região, que seguidamente realizam seleção na própria universidade. É com espírito comunitário que comemoramos o 24 º aniversário, desejando que a Universidade seja cada vez mais regional, integrada e com identidade comunitária”.

Por sua vez, a Diretora-Administrativa Berenice Rossner Wbatuba observa que ao longo desses 24 anos, a URI Santo Ângelo vem investindo não só em infraestrutura, com seus 28 prédios que contemplam modernas salas de aula, laboratórios, uma ampla biblioteca,  ginásios de esportes, auditórios, softwares de ponta, estacionamentos,  e gerador de energia próprio, mas investe fortemente na qualificação e capacitação de seu quadro de colaboradores; na ampliação de vagas e criação de novos cursos; em projetos de pesquisa e extensão com financiamento próprio, além daqueles financiados em parte com recursos externos, oriundos de convênios e parcerias públicas, todos gerando resultados e benefícios para a comunidade regional. Nesses 24 anos, a URI tem investido em sonhos e no futuro de sua comunidade acadêmica”!