19 de fevereiro de 2016
Prossegue nesta sexta-feira, 19, na URI Frederico Westphalen a série de encontros que a instituição está desenvolvendo com vistas ao recredenciamento da universidade. O objetivo dos encontros é de orientação e acompanhamento para o processo de recredenciamento. Entre as atividades está o encontro com a direção, chefes de departamentos, coordenadores de área, coordenadores de curso, presidente da CPA local e, representantes dos arquivos acadêmicos. Em pauta consta reflexão sobre ENADE/CPC/CENSO; formação continuada de docentes e técnico-administrativos, PPCs prioritários 2016 e avaliações internas e externas.
A pró-reitora de Ensino, Rosane Vontobel Rodrigues, no exercício do cargo de reitora da URI; faz um chamamento ao diálogo permanente. Ela destaca que “o recredenciamento ocorrerá pelo trabalho coletivo da URI”. Esta observação já vem sendo feita pela pró-reitora desde o ano passado durante diferentes eventos com a presença de dirigentes e professores dos seis câmpus da Universidade.
A URI deverá protocolar pedido de recredenciamento no mês de abril junto ao Inep/MEC. A partir do protocolo o órgão definirá uma data para visitar a Universidade. Serão analisados cinco itens: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física.
O primeiro encontro ocorreu segunda-feira, 15, no câmpus da URI Santiago. Seguiram-se encontros em São Luiz Gonzaga (dia 16) e Cerro Largo (dia 7). Nesta sexta-feira, 19, ocorre em Frederico Westphalen. Terça-feira, 23, haverá um encontro na URI Erechim e a série encerra na URI Santo Ângelo quarta-feira, 24.
A coordenação das reuniões conta com a participação da pró-reitora de Ensino, professora Rosane Vontobel Rodrigues e o do pró-reitor de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação, professor Giovani Palmas Bastos. Eles estão acompanhados da professora Cleusa Boeira, assessora da pró-reitoria de EnsinoEnsino e da administradora Andressa Sostizzo Zago, depositária dos Arquivos Acadêmicos da URI.
Ensino