20 de novembro de 2019
Ações que exploram ambientes externos despertam a criatividade, além de estimularem a busca pelo conhecimento. Com base nesta afirmação, universitários que cursam o componente curricular Fundamentos Socioantropológicos da Educação, ministrado pela professora Sandra Balbé de Freitas, viajaram a Santa Maria dia 13 de novembro.
A primeira visita foi feita no Criadouro Conservacionista São Braz, cujo objetivo é cuidar e reabilitar animais silvestres que chegam ao criadouro por diferentes razões, geralmente vítimas da ação humana. “A atividade possibilitou construir uma prática interdisciplinar em educação ambiental, destacando-se a importância de trabalhar os temas transversais propostos pelo PCN”, observa a professora Sandra.
Na sequência o grupo conheceu a Creche Ipê Amarelo, localizada no câmpus da UFSM. Trabalhando com turmas multi idades, pratica uma proposta metodológica ousada, com o objetivo de aproximar ao máximo as crianças do convívio que elas têm fora do ambiente escolar. Outro destaque é a formação continuada de professores e a troca de saberes com os alunos da graduação da UFSM, talvez um dos principais diferenciais da escola.
Por estar dentro da Universidade e ser um projeto vinculado ao Centro de Educação, a Ipê Amarelo se configura como um espaço que vai além do ensino, constituindo-se em espaço formativo e de aliança entre a teoria e a prática.
A Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo firma-se como espaço de pesquisas e local onde se desenvolvem projetos de extensão. As pesquisas contribuem para a produção do conhecimento e a extensão funciona como mecanismo para a socialização desses conhecimentos.
Os estudantes de Pedagogia da URI tiveram a oportunidade de conhecer todos estes espaços, assim como ouvir uma palestra sobre a metodologia desenvolvida.
Enquanto isso, os acadêmicos de Educação Física tiveram a oportunidade de conhecer todos os espaços usados pelos cursos de Educação. Física da UFSM. Foi uma visita guiada por acadêmicos que apresentaram projetos desenvolvidos na graduação. Na oportunidade, também conversaram sobre a possibilidade de desenvolverem algumas atividades que possam aproximar acadêmicos da URI com os da UFSM. Em contato com professores do curso, ouviram sobre pesquisas em desenvolvimento.