13 de novembro de 2019
Foi na terça-feira, 12, que a URI Santo Ângelo realizou o tradicional “Encontro com a Imprensa”, momento de integração no qual a Universidade reconhece a importância e agradece a parceria dos veículos de comunicação em sua tarefa de divulgar os propósitos e as ações do Câmpus de Santo Ângelo.
O evento contou a presença de diretores e profissionais de jornais, emissoras de rádio e plataformas digitais de Santo Ângelo e municípios da Região.
O “Encontro com a Imprensa” iniciou com jogos de futebol e vôlei na área esportiva do Câmpus, seguido de churrasco de confraternização na sede da Associação dos Funcionários e Professores da URI (AFFURI).
Em sua manifestação, o Diretor-Geral Gilberto Pacheco enfatizou que o momento é ímpar: “reunir a imprensa regional é um privilégio. É um momento para reconhecer a parceria que temos com os veículos de comunicação e reafirmar que vocês são a possibilidade que temos de informar todo o Noroeste Gaúcho sobre as nossas ações”.
Acompanhado do presidente da FuRI, Jacson Cervi, e dos diretores Acadêmico, Marcelo Stracke, e Administrativa, Berenice Rossner Wbatuba, Pacheco referiu-se aos 51 anos de história da FuRI, mantenedora da URI, completados em 31 de outubro. Ao fazer um balanço de 2019, observou que “foi um ano difícil para todas as instituições de ensino, em virtude da situação econômica do país. Apesar das dificuldades enfrentadas, a URI continua sólida, investindo com recursos próprios na qualificação de professores e técnicos e na infraestrutura. E os dois cursos que iniciarão atividades em 2020 – Engenharia da Computação e Medicina Veterinária, já contam com estrutura e corpo docente qualificado”.
O diretor enfatizou a importância de a comunidade ter consciência de que “quem ingressar na URI tem a garantia de conquistar um diploma reconhecido pelo MEC”, e lembrando o poder de influência da imprensa, fez um pedido: “Estimulem as pessoas a estudar, pois, sem Educação, não existe possibilidade de desenvolvimento”.
Em nome dos profissionais da comunicação, o jornalista Fábio de la Rue, da Rádio Novos Horizontes, observou que “num tempo de “fake-news”, cresce a necessidade de buscarmos a verdade na fonte”. Ele ressaltou a importância de a imprensa buscar na URI, a palavra de professores e pesquisadores nas diferentes áreas do conhecimento.