23 de setembro de 2019
O professor do curso de Educação Física da URI, doutor Rodrigo Madalóz, é coautor do livro “Imagens e Subjetividades”, ao lado de oito autoras e com organização de Graciela Ormezzano. Doutora em Educação, pós-doutora em Arteterapia e em Artes Visuais, docente na Universidade de Passo Fundo, Graciela foi a orientadora de Rodrigo em sua tese de doutorado.
De acordo com a apresentação da obra, “a proposta do livro é articular imagens e subjetividades por meio dos processos de significação. A imagem pode ser uma criação mental ou pode possuir um aspecto material de simbolização no qual a consciência manifesta uma percepção de mundo e de si mesmo”.
Rodrigo é autor do capítulo “ As danças circulares sagradas: imagens no (re)encontro com a educação do sensível”. Ele observa que “o ser humano dançou muito antes de pronunciar a primeira palavra e por isso, é também uma forma de oração. Em diferentes culturas, a dança registra características ritualísticas, seja de culto aos deuses, seja para expressar a solenidade de momentos como o nascimento, a guerra, o casamento, as colheitas”.
Rodrigo conclui seu tema dizendo que “a educação estética é uma opção, assim como inúmeras propostas de educação que nos são disponibilizadas, todavia ela nos permite ser e estar no mundo, compreendendo cada tempo e espaço como sendo um, único, singular e de construção da subjetividade. Em tempos enigmáticos e eminentes de incertezas, precisamos retomar o humano esquecido em cada um e cada uma; precisamos nos reinventar sem esquecer dessa conexidade eu-cosmos”.
O livro “Imagens e subjetividades” está disponível na Biblioteca da URI Santo Ângelo.