Parceria da URI com UFSM gera troca de conhecimentos no maior Museu de Solos da América Latina

20 de maio de 2019

Estudantes do 6º semestre de Agronomia da URI Santo Ângelo realizaram visita técnica, dia 10 de maio, ao Museu de Solos da Universidade Federal de Santa Maria, considerado o maior da América Latina.

Os estudantes da disciplina de Fertilidade do Solo conheceram a exposição do material de origem da formação dos solos do Rio Grande do Sul, com recepção e orientação a cargo do professor doutor Fabrício Pedron. “Para percorrer o solo correspondente às amostras, seria necessário andar 10 mil e 400km”, explica o professor Vítor Cauduro Girardello.

Na sequência da viagem, os universitários visitaram a mina de calcário agrícola e cal para construção civil, em Caçapava do Sul. A empresa proprietária, Dagoberto Barcelos, completou 100 anos há pouco. Recebidos pelo engenheiro ambiental Bruno Flores e pelo chefe de Segurança do Trabalho Eduardo Trindade, o grupo conheceu o local de extração do calcário, bem como os processos industriais para sua produção.

Para o professor Girardello, “é de fundamental importância os alunos entenderem a origem dos materiais, pois este conhecimento contribuirá muito para facilitar sua aplicação na vida profissional”.