Diferencial da URI: mobilidade acadêmica seleciona alunas de Arquitetura para estudarem na Itália

17 de maio de 2019

A mobilidade acadêmica internacional constitui um dos valiosos diferenciais que a URI Santo Ângelo possibilita. Por meio de convênios bilaterais com cinco instituições italianas, com universidades da Espanha e de Portugal e com o Programa Santander Universidades, dezenas de universitários de diferentes cursos já viveram a experiência de estudar em uma universidade europeia.

Estudantes do 7º semestre de Arquitetura e Urbanismo da URI Santo Ângelo, Eduarda Alles Ludwig e Gabriela Meinhardt Camargo acabam de ser selecionadas para realizar intercâmbio na Università di Camerino, na Itália.

No início de maio, elas começaram a participar de vídeo conferências com estudantes também selecionados em outros câmpus da URI, a fim de receberem orientações sobre os procedimentos legais. Destas reuniões, também participam o Diretor Acadêmico Marcelo Stracke e a coordenadora do curso de Arquitetura Roberta Doleys Soares.

Gabriela inicia o semestre em setembro deste ano, enquanto Eduarda deve embarcar em 2020.

Questionada sobre os motivos que a levaram a se inscrever no Edital, Gabriela disse acreditar que “devemos explorar ao máximo a nossa vida acadêmica. Todo conhecimento é bem-vindo para formar um bom profissional. Ao ficar sabendo da possibilidade da mobilidade oferecida pela URI eu não pensei duas vezes, pois só tem a acrescentar, principalmente para estudantes de Arquitetura, visto que estudamos muito sobre a Europa”.

E o que esperar da experiência? “Viajar para outro país é sem dúvida uma experiência gratificante. Acredito que seja fundamental para o crescimento pessoal e profissional e espero conseguir desfrutar ao máximo do intercâmbio para ter o maior aproveitamento possível, pois é uma oportunidade ímpar e não pode ser desperdiçada”.

Entre as exigências da seleção, destacam-se a média de notas e o currículo. Em relação ao idioma, Gabriela tinha conhecimentos básicos, mas ao ser selecionada providenciou aulas particulares, pois é fundamental para o rendimento.

“Quero agradecer pela oportunidade que recebi. É gratificante receber esse apoio e confiança da URI. Não tenho dúvidas que será uma experiência incrível, e espero que muitos estudantes consigam ter essa chance”.

MUDA A VIDA DAS PESSOAS

“Fazer intercâmbio é um sonho de qualquer estudante”, diz Eduarda Alles Ludwig. “Assim que a URI disponibilizou o edital eu não pensei duas vezes. Ir à Itália com certeza me tornará uma pessoa melhor, diferente, mais vivida, com novos conhecimentos e habilidades, sem contar que para o currículo de um estudante de Arquitetura, é imensurável o valor que agrega.

“Espero aprender e conhecer coisas novas. A Arquitetura estuda muito a história de toda a Europa. Estar na Itália me proporcionará conhecer o que eu só vi em livros, sem contar na experiência de estar me envolvendo com outra cultura, outra universidade e outra forma de estudo”.

Eduarda revela que desde o momento em que se inscreveu, preocupou-se com a comunicação e por isso está frequentando curso de Italiano. “Está sendo uma experiência maravilhosa para mim; não vejo a hora de poder me comunicar com pessoas naturais de lá! Estou muito feliz por ter sido selecionada, e com certeza representarei muito bem a URI na Itália. Não tenho palavras para agradecer a oportunidade que a URI está me proporcionando. Com certeza, é mais um sonho realizado, e espero que essa chance surja todos os anos para que muitos alunos possam ter essa vivência, porque, com certeza, muda a vida de uma pessoa”.