Diretor da URI representa o Sul do Brasil no Simpósio Nacional de Biocombustíveis

17 de maio de 2019

Atendendo convite do gerente executivo da ABiogas – Associação Brasileira do Biogás e Biometano, Alessandro Sanches (na foto com o diretor Marcelo) , o Diretor Acadêmico da URI Santo Ângelo, Marcelo Stracke, participa do 11º Simpósio Nacional de Biocombustíveis como representante do Sul do Brasil.

No evento, que encerra nesta sexta-feira, 17, em São Luiz, Maranhão, o doutor em Química Marcelo Stracke explanou sobre a característica de produção do biogás na Região Noroeste Gaúcha, além de ter aprovada a apresentação de dois trabalhos científicos sobre biogás e biodiesel, oriundos de pesquisas de iniciação científica de alunos da URI, seus orientandos. O primeiro apresenta uma metodologia inovadora de caracterização de biodiesel através de cromatografia de camada fina: “Thin layer chromatography as innovative technique for qualitative characterization of biodiesel produced by esterification”, realizado em parceria com professores da UFSM.

O segundo aborda a produção inovadora de biogás: “Processo de geração de biogás a partir do reaproveitamento da glicerina fase pesada e lixo orgânico domiciliar” em coautoria com Caroline Klinger, da URI.

De acordo com o Diretor Marcelo, neste evento também foram alinhados convênios com renomadas instituições nacionais, destacando-se a parceria entre a URI e a ABIOGAS para o desenvolvimento de projetos acerca de biogás, realizados na URI Santo Ângelo, potencializando ainda mais a atuação dos cursos de Engenharia Química, Elétrica, Mecânica e de Agronomia.

“Neste sentido, observou Marcelo, vislumbra-se perspectivas promissoras na Região das Missões para os setores agropecuário e de saneamento, pois representam um enorme potencial para o desenvolvimento de biogás de forma econômica e sustentável. Na região, muito resíduo está sendo desperdiçado diariamente, e que poderia estar sendo utilizado para a geração de energia”.