16 de maio de 2019
Um grupo de universitários do curso de Farmácia da URI Santo Ângelo realizou, entre os dias 8 e 12 de maio, visitas técnicas nas cidades de Cascavel e Toledo, no Paraná.
A viagem teve como objetivo proporcionar aos acadêmicos a observação in loco de diferentes estabelecimentos farmacêuticos atuantes nas áreas de análises clínicas, alimentos e produção de medicamentos.
O programa iniciou com visita ao Laboratório Álvaro, em Cascavel, estabelecimento capaz de processar expressivo volume de exames laboratoriais, centro de referência no setor de análises clínicas, com expertise para realizar uma grande variedade de exames laboratoriais com especialização.
Em Toledo, conheceu-se a Tectron – Tecnologia e Inovação, indústria especializada em nutrição animal. Observou-se a planta fabril da empresa, que atua também no mercado internacional na produção de premix e rações animais com excelentes rastreabilidade e qualidade nos seus produtos.
Ainda em Toledo, os alunos do 3°, 5°, 7° e 9° semestres tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento diário de uma indústria de medicamentos, a Prati Donaduzzi, capaz de produzir medicamentos e suplementos em larga escala, mantendo-se como uma das maiores do mercado de genéricos no Brasil. A Prati Donaduzzi congrega um aglomerado de empresas que vão desde a produção de materiais de embalagens, passando pelo desenvolvimento do produto e da síntese de matérias primas até sofisticados ensaios de controle de qualidade, com grande estrutura para o desenvolvimento de produtos.
A viagem de estudos foi organizada pelas professoras Cristiane Kratz, Claudia Viegas, Izabel Alves e Susana Porsch. Para as docentes do curso de Farmácia, essa atividade possibilitou obter-se conhecimentos e experiências que não estão disponíveis em aulas teóricas ou práticas em laboratórios do Câmpus, incrementando o ensino do Curso de Farmácia.